Trabalhadores rurais de Buritis concluíram o curso de Solda Elétrica com Eletrodo Revestido. Agora, já treinados, eles não precisam mais pagar por serviços que necessitem desse tipo de trabalho. A capacitação foi uma parceria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.
O curso foi ministradona Fazenda Taquaril pelo instrutor Romero Duarte, que ensinou a fazer o corte e o preparo do material, a solda pelo processo com eletrodo revestido, o controle de qualidade do cordão de solda, entre outras orientações, obedecendo às normas regulamentadoras da atividade.
Além das técnicas específicas de solda, também aprenderam sobre segurança, especialmente a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como avental de raspa de couro, óculos transparentes, máscara de solda, luvas, mangote e perneira.
“Antes eles tinham que pagar por esses serviços de solda, mas agora os próprios trabalhadores rurais poderão fazer, reduzindo custos nas propriedades. Eles também poderão conseguir uma renda extra, já que tem muita demanda nessa área e poucos profissionais capacitados.” - Ester Lopes, mobilizadora SPR de Buritis
“Estive no curso e percebi, com clareza, a importância dessa capacitação para os trabalhadores rurais de nosso estado. De fato, atende a uma necessidade do mercado de trabalho ao capacitar profissionais de forma adequada para fazerem manutenções de máquinas e equipamentos do agro.” - Sérgio de Carvalho Coelho, gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Patos de Minas