Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Transformação tecnológica e aumento da produtividade no campo

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
ESCRITO POR ASCOM
07/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR, INAES, FAEMG

Estudo revela que Brasil foi o país com maior crescimento de produtividade na agricultura em todo o mundo.

Os investimentos em mecanização e biotecnologia nos últimos 20 anos foram decisivos para o crescimento da produtividade da agricultura brasileira, levando o Brasil a liderar o ranking com 187 países. No comparativo internacional, o Brasil apresentou um crescimento da PTF (Produção Total dos Fatores) de 3,2% ao ano, enquanto a média mundial ficou em torno de 1,7%. Atrás do Brasil, vêm a Índia (2,93%) e Portugal (2,22%).

 

Os dados estão em estudo divulgado na última semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que revela ainda que o Brasil começou a liderar a produtividade mundial a partir dos anos 2000, quando passou a crescer acima da taxa apresentada pelos principais produtores mundiais, como Estados Unidos, China, Argentina, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Chile, dentre outros.

Acesse o estudo completo – clique aqui

O gerente de agronegócio do Sistema FAEMG, Caio Coimbra, destaca o investimento brasileiro em pesquisa, inovação e transferência de tecnologias nas cadeias produtivas agropecuárias: “A biotecnologia tem grande impacto para a produção agrícola, aumentando a produtividade, e esse estudo é prova disso. Com a aplicação de biotecnologia na lavoura, podemos reduzir o uso de defensivos agrícolas, além de outros custos inerentes aos cuidados necessários para o desenvolvimento da produção. Este é apenas um exemplo de como a aplicação de tecnologia e novos sistemas de produção se somaram às condições tropicais do Brasil, resultando na alta produtividade e competitividade alcançadas.”

Mecanização

Entre suas principais conclusões, o estudo comandado pelo IPEA aponta que a qualificação da mão de obra foi peça-chave para o avanço da mecanização e, consequentemente, da produtividade. Acompanhando essa transformação no campo, o Sistema FAEMG, por meio do SENAR MINAS, ofereceu mais de 11 mil cursos de mecanização de 2015 a 2022. Somente em 2021, foram cerca de 2 mil cursos oferecidos gratuitamente e mais de 60 mil pessoas treinadas em todo o estado.

A gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG,  Liziana Rodrigues, endossa a importância da tecnificação para o avanço contínuo do crescimento produtivo: “A mecanização tem um papel fundamental na eficiência do trabalho, aumentando a qualidade do produto final e diminuindo o tempo para a execução da atividade. Sem dúvida, apesar de todo avanço tecnológico, ainda é um gargalo do agronegócio brasileiro e estamos empenhados em levar informação de qualidade para a qualificação profissional no campo.”