O aprimoramento do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG em Minas Gerais passa também pelo preparo da equipe interna do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Para isso, os assistentes dos dez Escritórios Regionais do Sistema FAEMG receberam treinamento on-line sobre a conferência da documentação enviada pelos prestadores de serviço a fim de otimizar o processo.
Com o crescimento do Programa ATeG, as atividades administrativas ganharam ainda mais importância e requerem novos procedimentos, que devem ser padronizados. O gerente Bruno Rocha de Melo e a equipe da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial conduziram o trabalho. Os gerentes regionais Caio Oliveira (Uberaba), Rogger Coelho (Passos), Rodrigo Ferreira (Lavras) e Sérgio Coelho (Patos de Minas) também participaram das atividades.
Por meio de exemplos, a assistente administrativa Sandra Regina Pereira Maciel mostrou quais documentos devem ser entregues obrigatoriamente pelos prestadores de serviço, o que deve ser conferido em cada um, prazos e prestação de contas. Os assistentes ainda foram orientados sobre como proceder para correções na documentação e as exceções para cada caso.
Aprender e desaprender
A gerente de Recursos Humanos do Sistema FAEMG, Sinaria Sousa, propôs uma dinâmica na primeira parte do treinamento para mostrar como é possível lidar com os desafios do trabalho mudando a perspectiva sobre o problema, “pensando fora da caixa”. “Devemos ter um olhar para dentro. O trabalho mais difícil é aquele feito em nós mesmos, porque estamos em constante aperfeiçoamento. O que deu certo até então pode não dar certo mais para frente, então precisamos ter sabedoria para entender o que vamos aprender das experiências anteriores”, disse.