Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Uberlândia lança Casa do Leite

PECUÁRIA LEITEIRA
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
14/07/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR
Lançamento da Casa do Leite em Uberlândia, no Triângulo Mineiro

Um espaço para valorizar a cadeia leiteira. Esta será a Casa do Leite em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que foi lançada no último sábado (12/7) durante as comemorações do Dia Nacional do Produtor de Leite, evento promovido pela deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, em parceria com o Sindicato Rural do município. O projeto confirma que a estrutura será um dos destaques do Camaru 2025, um dos maiores eventos agropecuários do Brasil, realizado pelo Sindicato Rural. A edição deste ano será entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro.

Em sua participação, o vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, apresentou as ações voltadas para a cadeia produtiva, com destaque para o Conseleite e o trabalho desenvolvido pela Comissão Técnica de Pecuária de Leite. “Minas hoje é o maior produtor de leite do país, com mais de 220 mil produtores. E esta região é a principal bacia leiteira, por isso é tão relevante ter esta Casa do Leite aqui. Foi um evento muito prestigiado, com a presença de várias lideranças do setor, presidentes de sindicatos da região e produtores rurais, mostrando a força dessa cadeia produtiva”, completou.

Idealizada como um espaço imersivo e inovador, a Casa do Leite visa valorizar toda a cadeia produtiva do leite, conectando negócios, conhecimento, experiências e entretenimento. Ela será localizada em frente à área de julgamento dos animais e a estrutura garantirá uma programação dinâmica e voltada para diferentes públicos, com palestras e workshops, cozinha para o preparo de receitas lácteas, espaço infantil educativo, degustações e ativações sensoriais, além de uma área de estandes comerciais.

Propósito da Casa do Leite

Para a deputada Ana Paula Leão, a Casa do Leite nasce com o propósito de ser um ambiente pensado com carinho para quem está no campo. “Queremos informar, conscientizar e, principalmente, honrar quem faz esse Brasil crescer com trabalho e dignidade. É com muito orgulho que defendo a bandeira do leite em Brasília e sigo ouvindo cada produtor para transformar suas demandas em resultado”, afirmou.

Deputada federal Ana Paula Leão e o vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes

O presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Fonseca, agradeceu o empenho da deputada em prol da causa do leite. “Ela realmente merece todo o nosso valor. Sou grato por tudo que você faz pelo produtor e por este Sindicato”, declarou.

Também estiveram presentes o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, o presidente do Sindicato de Conquista, Alberto Bisinoto, representando o Núcleo dos Sindicatos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além de lideranças políticas, representantes de cooperativas e de sindicatos rurais de diversos municípios da região.

Evento reuniu lideranças políticas, representantes de cooperativas e de sindicatos rurais da região