Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Veja a participação do Sistema FAEMG

EXPÔ CURVELO
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
16/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Ao longo de seis dias, o Sistema FAEMG, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, marcou forte presença na programação de um dos mais tradicionais eventos do setor na região: a Exposição Agropecuária  e Industrial de Curvelo. Para a 77ª edição, que ocorreu de 9 a 15 de maio, a entidade preparou cursos gratuitos, oficinas, encontros técnicos, palestras e exposição de produtos de ex-alunos.

O anfitrião e presidente da Associação Mineira dos Criadores de Zebu (AMCZ), Gustavo Pitangui de Salvo, avaliou o sucesso do evento e a parceria com o Sistema. “Voltamos com força total e percebemos que o produtor continua trabalhando sério, buscando qualidade e apostando nas oportunidades do setor. A presença da FAEMG é significativa e representa a união e a força do agro”.

Abertura

O Sistema FAEMG foi destaque no discurso de personalidades públicas e autoridades políticas durante a solenidade de abertura oficial do evento, com a presença do governador de Minas, Romeu Zema. Leia mais!

Caravana e Encontro ATeG

O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) conduziu diferentes ações, com destaque para a Caravana Dia de Campo com produtores rurais e o Encontro Regional de Técnicos de Campo e Supervisores do Programa ATeG na regional de Sete Lagoas. Clique aqui e confira!

Sistema FAEMG Itinerante

As assessorias especiais do Sistema FAEMG saíram da sede com destino à Expô Curvelo para atender os produtores rurais. Cerca de 100 pessoas receberam informações sobre crédito rural, legislação específica do setor, eSocial, questões trabalhistas, aposentadoria rural,  entre outros temas diretamente ligados ao dia a dia do produtor, como produtos e soluções da FAEMG Digital. Veja como foi!

Visita do Torrãozinho e alunos

O estande do Sistema FAEMG recebeu a visita de 40 crianças de escolas rurais inscritas no Programa Semeando. Participaram as escolas municipais Getúlio Diniz Vale, em São Geraldo do Jataí; Coronel Modestino Carlos da Fonseca, em Santa Rita do Cedro; e Dona Fininha, em Mascarenhas. Os alunos são do terceiro, quarto e quinto ano.

Bonecos do mascote do programa, o Torrãozinho, desfilavam nos braços das crianças, como Maria Cecília Maciel de Moura. Ela contou que a presença do Torrãozinho na escola representa cuidar melhor do planeta. “Adotei a árvore que plantamos no dia em que o Torrãozinho nasceu”, lembrou a aluna.

Cursos e oficinas

Produtores rurais da região aproveitaram a Expô Curvelo para se capacitar. Os cursos e oficinas do Sistema FAEMG, oferecidos em parceria com o Sindicato Rural da cidade, por meio dos mobilizadores Janaína Rodrigues e Marciano da Silveira, reuniram mais de 200 pessoas para aprender sobre “Derivados do leite”, “Produção artesanal de alimentos” e “Carnes e cortes”.  

“Foram dias de festa e muita alegria, regados à prosa e churrasco”, agradeceu o instrutor Marcos Maciel, da oficina de Carnes e Cortes.

Cafeteria e Empório

Doces ou cafés especiais: um convite para sentir novas experiências de sabor! Esse foi o sentimento de quem passou pelo estande e aproveitou para degustar delícias preparadas por ex-alunos do Sistema FAEMG, representados por expositores da “Café dos Reis” e “Doce Sertanejo”.

“Crescemos muito com o Sistema FAEMG. Se a marca está cada vez mais em expansão, devemos muito às oportunidades de capacitação”, contou Izabela de Moura Viana, sócia proprietária da Doce Sertanejo e ex-aluna em diversos cursos nas áreas de gestão e alimentação.

No Empório, a Dedo de Gente, fabriqueta de produção solidária, também marcou presença com a demonstração de valores da cultura sertaneja em forma de móveis rústicos, resultado da inserção de jovens do Centro-Norte de Minas em treinamentos gratuitos do Sistema.

Integração no estande

O presidente do SPR de Curvelo, Thiago Guimarães; o presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo;
e o presidente do Conselho do Sebrae

Quem também acompanhou o evento foi o presidente do Conselho do Sebrae, Roberto Simões. Ele comentou que quando as entidades trabalham junto, o setor ganha. “Reforçamos a mensagem da importância da tecnologia e gestão do negócio, casamento perfeito para o produtor. Estou feliz pela retomada presencial dos animais na pista em uma das melhores exposições do estado e pela oportunidade de desenvolvermos estas ações em uma estrutura tão robusta”.

A superintendente do INAES, Silvana Novais; o presidente do Sistema FAEMG; o gerente regional
do Sistema FAEMG em Sete Lagoas, Harrison Belico; e o gerente regional em Uberaba, Caio Oliveira

Mais sobre a Expô

Além das atrações do Sistema FAEMG, o destaque da Expô Curvelo foi para o melhor das raças Guzerá, Gir, Nelore e Mangalarga Marchador, leilões de bovinos e equinos, julgamentos de raças, concursos de marcha, torneios leiteiros, rodeios e vários shows. A estimativa de público circulante foi de 140 mil pessoas, e o volume de negócios está avaliado em torno de R$ 50 milhões.

A 77ª edição da Expô Curvelo teve como patrono o engenheiro agrônomo Frederico Ozanan Machado Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo e curvelano de nascimento.

Clique aqui e veja todas as fotos do evento.