Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Vencedores visitam a Procafé em Varginha

CNA JOVEM
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE LAVRAS
30/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG
Tércia Almeida, do Sistema FAEMG, abrindo o evento na Procafé

De 19 a 22 de junho, a comitiva CNA Jovem esteve na Bahia, para visitação em Sindicatos e fazendas de destaque no agronegócio. Em 22 de junho, desembarcaram em Belo Horizonte, onde foram recebidos pelo Sistema FAEMG e ouviram o pronunciamento do presidente Antônio de Salvo e do superintendente do SENAR Minas, Christiano Nascif. Em 23 e 24 de junho, visitaram queijarias em São Roque de Minas.

No sábado (25), os vencedores da quarta edição do CNA Jovem estiveram em Varginha, considerada um dos principais centros de comércio de café do mundo.

Elienai Silva (Bahia), Francisco Caio Vasconcelos (Ceará), Ana Carolina Zimmermann (Distrito Federal), Laerte Mendonça Neto (Minas Gerais) e Lucas Dierings (Paraná) têm a missão de conhecer o potencial do agronegócio de todas as regiões do país.

Vencedores do CNA Jovem compartilhando seus projetos com representantes da Procafé

Procafé

Junto ao CNA Jovem, acompanharam a visita na Procafé, os representantes do Sistema FAEMG, Tércia Almeida, gerente de Educação Formal, Liziana Rodrigues, gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Marília Saraiva, analista técnica da Gerência de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Rodrigo Ferreira, gerente da regional de Lavras e Fernanda Nonato Bezerra, assessora técnica do SENAR e Coordenadora Nacional do Programa CNA Jovem.

Em nome do Sistema FAEMG, Tércia abriu o evento falando sobre a parceria da Procafé com o Centro de Excelência em Cafeicultura, através da qual, será possível conduzir as aulas teóricas no Centro e as aulas práticas na Fazenda Experimental da Procafé.

Comitiva CNA Jovem na Fazenda Experimental da Procafé

Posteriormente, o superintendente executivo da Fundação Procafé, João Marcelo Oliveira de Aguiar, deu as boas-vindas a todos, apresentou a entidade, as pesquisas desenvolvidas e a estrutura organizacional.

João disse que a maioria dos pesquisadores e conselheiros são cafeicultores, o que acrescenta experiência no desenvolvimento de uma proposta de maior quantidade e qualidade do café.  Através do investimento em biotecnologia, é possível, por exemplo, tirar, de apenas uma única folha, 5 mil mudas. Na semana da visita foi criado um novo departamento, o de Mudas Clonais.

De acordo com João Marcelo Aguiar de Oliveira “é importante desenvolver a cafeicultura nacional por meio da transferência de tecnologias e, para que isto ocorra, nada melhor do que ver, na prática, ainda mais sendo este um grupo de jovens líderes buscando informações. Aliás, a questão da sucessão é muito importante, mas não só do produtor rural, das entidades e sim, das lideranças, inserir novos líderes no contexto do agronegócio”.

O presidente da Fundação Procafé e da Comissão Nacional do Café, da CNA, José Edgard Paiva, fez um apanhado histórico sobre o produto. Ao falar dos danos da ferrugem, comparou com a covid, pois a doença se alastrou rapidamente por todo o território brasileiro. Edgard falou também sobre o fato da cidade de Varginha não ter muita oscilação de clima, o que torna, segundo ele, propício para a cafeicultura.

O superintendente executivo da Fundação Procafé, João Marcelo Oliveira de Aguiar, dando as boas-vindas a todos e apresentando a entidade

Fernanda Nonato Bezerra, assessora técnica do SENAR e coordenadora Nacional do Programa CNA Jovem, contextualizou à Procafé sobre o Programa CNA Jovem que visa desenvolver jovens com alto potencial de liderança e difundir a cultura empreendedora no setor agropecuário. Fernanda aproveitou o ensejo para convidar os cinco vencedores para compartilharem suas ideias e projetos de acordo com as experiências de cada Estado do país.

Lucas, engenheiro agrônomo, representante do Paraná, falou sobre o podcast Agro Jovem, Gestão, Sucessão Familiar e Mercado. A engenheira agrônoma, representante da Bahia, Elienai, do projeto de fomento ao beneficiamento da proteína vegetal do caju. O zootecnista, Francisco, do Ceará, do Projeto InterAgro - Integração de Instituições Rurais cearenses para o desenvolvimento do produtor rural. Laerte, representante de Minas Gerais, engenheiro agrícola, do Projeto Campo Jovem para vivência dos jovens no sindicato de Monte Alegre (MG) e Ana Carolina, do Distrito Federal, engenheira de produção, sobre a ONG chamada BASE - Brasil Agro Society Environment com objetivo de promover a agricultura sustentável.

De acordo Fernanda, a coordenadora do projeto, “a visita é fundamental, porque um dos grandes atrativos é proporcionar interação, conexão, é o brilho do Programa. Trouxemos jovens de regiões bem diferentes, muitos nunca viram uma planta de café, não sabiam como produzia queijo, algodão. Acredito que estamos atendendo ao nosso objetivo, estamos preparando líderes que enxergam o todo, que conheçam o nosso país e o seu potencial produtivo”.

Da mesma forma, o presidente da Procafé e da CNA, Edgar Paiva avalia positivamente a visita “achei fantástico, fundamental, acho que é um trabalho brilhante que está sendo executado pela CNA, pela FAEMG, este trabalho é a base de tudo no país, o futuro está nas mãos dos jovens e o que eu senti dos que ganharam este concurso é que estão imbuídos de propósitos, os melhores possíveis, que poderão ser aplicados cada um em sua região. Desejo que este trabalho tenha continuidade, ele não pode parar”.

Edgard deixou também, uma importante mensagem aos jovens, disse que “o relacionamento humano é a base de tudo, para tanto é preciso ter paciência. Aproximar é uma arte e o os jovens estão no caminho certo, onde a sucessão é fundamental para a permanência rural”.

O presidente da Fundação Procafé e da Comissão Nacional do Café, da CNA, José Edgard Paiva explicando sobre as especificidades do café

Onde a prática acontece

Ao final da visita, a comitiva conheceu o laboratório de biotecnologia e puderam ir à Fazenda Experimental, onde ficam as estufas para aclimatação de plântulas, casas de vegetação para condução de ensaios, estruturas de secagem e beneficiamento de café e estação meteorológica.

Para Liziana Rodrigues, gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, “atividades como estas são fundamentais para que os jovens conheçam as realidades nacionais, o que acontece no agro brasileiro. Isto só reafirma o trabalho que a gente está desenvolvendo e garante que o conhecimento chegue em várias outras regiões. A ideia de compartilhar conhecimento com estes jovens líderes é muito importante, pois são o futuro do agro brasileiro”.