Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Expoagro GV sedia encontro de técnicos e supervisores do ATeG

BOVINOCULTURA
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
19/07/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Trinta técnicos e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerenciamento – ATeG da bovinocultura de corte e de leite se reuniram em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, para direcionamentos técnicos e visitas a propriedades. O encontro foi realizado no auditório do Parque de Exposições José Tavares Pereira, durante a 52ª edição da Expoagro GV, evento organizado pela União Ruralista do Rio Doce e com participação do Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares.

O gerente regional Luiz Ronilson Paiva (de chapéu) fala com os participantes junto com o consultor master Helvécio Oliveira

O consultor master de bovinocultura de corte do Programa ATeG, Helvécio Oliveira, explicou o encontro focou no nivelamento dos técnicos, para que eles possam aplicar em campo tudo que está sendo trabalhado na parte teórica. “Acompanhamos de perto essa parte prática e percebemos um resultado bastante positivo”, afirmou.

Para o coordenador das cadeias de bovinocultura corte e leite do Programa ATeG na regional de Governador Valadares, o analista do Sistema Faemg Rafael Rocha, além das questões técnicas e gerenciais levadas para os técnicos, foi importante destacar o papel deles como agentes de mudança no campo. “Em uma região tão relevante assim na pecuária, é importante que os técnicos de campo estejam motivados e motivem os produtores a mudarem suas realidades”, comentou.

Encontro contou com nivelamento técnico e gerencial e visitas técnicas

Visitas técnicas

A programação também incluiu visitas técnicas em propriedades assistidas pelo ATeG na região. O supervisor do ATeG na regional, Ricardo Lignani, e a assistente da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial, em Belo Horizonte, Núbia Silva de Moura, também acompanharam as atividades.

Uma das fazendas visitadas foi a Cantinho do Céu, que trabalha práticas conservacionistas de solo e água. Para o gerente regional do Sistema Faemg em Governador Valadares, Luiz Ronilson Paiva, ela é um exemplo claro de dedicação que gera resultados. “Percebemos de forma explícita como um manejo bem feito da terra, do solo e da água permite uma melhoria substancial da pastagem e das áreas de lavoura, principalmente porque há um processo de elevação do lençol freático e, consequentemente, a melhoria do desenvolvimento das plantas”, detalhou.

Vista técnica à propriedade Cantinho do Céu

“Pudemos ouvir os produtores rurais e soubemos que o retorno tem sido extremamente positivo. Eles foram muito receptivos e houve uma consolidação de que estamos no caminho certo, com embasamento teórico e aplicação prática”, finalizou Helvécio Oliveira.

Mais interior

A participação da assistente da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial Núbia Silva de Moura segue a linha da diretoria do Sistema Faemg Senar de “menos BH, mais interior”, de aproximação da sede do trabalho no interior. Ela disse que aceitou prontamente o convite para ir a campo e conhecer de perto o trabalho dos técnicos e supervisores do ATeG. “Foi uma experiência muito válida”, elogiou.

Núbia Moura (de chapéu) elogiou a experiência em campo

“Foi um convite muito especial do nosso coordenador Rafael Rocha e fiquei muito lisonjeada. Nós, da área administrativa, acompanhamos a parte documental, mas considero importantíssima essa participação in loco. Foi possível observar as melhorias nas propriedades desde o início do programa. Espero que tenhamos a oportunidade de participar de outras visitas técnicas como essa na regional de Governador Valadares”, comentou Núbia.