Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Faemg e Seapa firmam parceria para recadastramento de rebanho

BOVINOCULTURA
ESCRITO POR ASCOM, SEAPA-MG
29/04/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Anúncio da campanha foi feito durante a abertura da ExpoZebu. Além de bovinos e bubalinos, a partir de agora outras espécies poderão ser monitoradas 

  

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou durante a abertura da Exposição Internacional de Gado Zebu (ExpoZebu), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, neste sábado (29/4), a campanha para a atualização de rebanhos. A ação é um esforço conjunto entre Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG) e o Sistema Faemg Senar. O cadastro de animais, a ser realizado anualmente entre os meses de maio e junho, visa o fortalecimento dos serviços de vigilância e defesa sanitária do estado em um cenário de retirada da vacinação contra a febre aftosa, a partir de 2023.   

As novas normas para o cadastramento de animais foram publicadas pelo IMA, órgão vinculado à Seapa, neste sábado. Até 2022, a atualização cadastral ocorria junto à declaração de vacinação contra a zoonose e tinha ênfase em bovinos e bubalinos. Agora, outras espécies poderão ser monitoradas, como equídeos, caprinos, ovinos, aves, abelhas e animais aquáticos. A modernização permite ainda que o serviço veterinário oficial aja de maneira mais rápida e eficiente em casos de emergências.  

Durante a abertura da ExpoZebu, em Uberaba, o governador Romeu Zema anunciou a campanha para cadastramento de rebanho

O cadastro dos rebanhos, em Minas Gerais, ocorrerá entre 15 de maio e 30 de junho, nos mesmos canais em que o pecuarista realizava a declaração de vacinação contra a aftosa. De forma on-line, pelo site ima.mg.gov.br e por e-mail para os escritórios locais (consulte a lista aqui). Presencialmente, o registro poderá ser realizado nas unidades do instituto e nos postos de atendimento conveniados. Além disso, o Sistema Faemg Senar, por meio de uma parceria com a Seapa, irá disponibilizar os sindicatos para que os pecuaristas façam o registro.   

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, fez um apelo aos pecuaristas mineiros. “Vamos fazer o cadastramento para que a gente continue mantendo esse status tão importante e tão difícil de ser conquistado. Contamos com vocês”.   

Suspensão da imunização  

A imunização de rebanhos contra a febre aftosa em Minas foi suspensa, a partir deste ano, o que representou uma conquista histórica para os pecuaristas. A Seapa estima uma economia de aproximadamente R$ 700 milhões por ano para o setor produtivo de Minas, considerando os gastos com imunizantes e pessoal para aplicação, entre outros custos.  

O secretário de agricultura, pecuária e abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, e o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, durante a abertura da 88ª edição da ExpoZebu

ExpoZebu  

Realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a ExpoZebu é a principal vitrine mundial da produção e da genética das raças zebuínas. Em sua 88ª edição, a expectativa é de geração de R$ 350 milhões em negócios, 3,5 mil empregos diretos e indiretos, além de um público superior a 420 mil pessoas. Ao todo, serão realizados 36 leilões e quatro shoppings de animais. Entre os dias 29 de abril e 7 de maio, cem estandes estão disponíveis para visitação.  

Veja a programação completa da ExpoZebu aqui.