Compartilhe

Encontro do Programa ATeG marca 3º dia

SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA E NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
18/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Mais de 600 técnicos de campo e supervisores participaram do III Encontro Geral do ATeG nesta-feira (18/11), último dia da Semana Internacional do Café 2022. Esses profissionais que atuam em todo o estado, gestores e demais colaboradores do Sistema Faemg Senar reuniram-se para ouvir sobre os resultados, as metas e os temas que colaboram para fazer com que o programa promova impactos positivos para todos os atendidos. O dia também foi de ações de inovação e de reunião da Comissão Técnica de Café do Sistema Faemg Senar. 

Na abertura, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, falou da importância da união para o desenvolvimento crescente do setor. “A nossa missão é levar inovação, modernidade e melhoria contínua para as propriedades rurais. Precisamos, mais do que nunca, de conhecimento técnico, prático e gerencial”.

Para o gerente executivo técnico de ATeG do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha, reunir técnicos, supervisores, os gestores e a diretoria do Sistema reforçou o sentimento de trabalho em equipe e, juntos, todos celebraram a grandiosidade do ATeG. “Em 2020, eram 365 profissionais em campo e, em 2021, esse número cresceu 30%. Neste ano, são 621 técnicos, número que deve chegar a 650. No final de 2020, havia 9.862 produtores atendidos e, neste ano, a meta é de 20.560. Para o ano que vem, nosso objetivo é chegar a 24.000”, detalhou.

Desenvolvimento

O encontro levou palestras para os profissionais desenvolverem competências em vários aspectos. O neurologista e criador da Synapse Treinamento e Neuromarketing, Ariolvado Alberto Silva Jr., apresentou, ao lado do irmão e engenheiro agrônomo Rafael Alberto Souza e Silva, o tema “Como mudar o comportamento de pequenos produtores”. Baseado em uma metodologia de ensino que promove um aprendizado mais assertivo, Ariovaldo mostrou aos técnicos reflexões e estratégias para levar conhecimento e gestão a esse público.

O consultor de Novos Negócios do Sistema Faemg Senar, Wilson Moura, compartilhou com os profissionais o clube de benefícios criados para os produtores rurais, destacando o novo serviço de desconto na compra de combustíveis e as possibilidades de seguro. “Levem essas oportunidades da Faemg Digital para o produtor. É um investimento que faz a diferença na vida dele e de sua família e no negócio”, afirmou.

O CEO da NovoAgro Ventures, Léo Dias, apresentou a venture builder aos técnicos e supervisores do Programa ATeG, explicando que inovação é transformar uma ideia em oportunidade. Ele convidou ao palco representantes de quatro startups que fazem parte do portifólio da NovoAgro Ventures: CertfiCafé, Dronefy, Flowins e RuhWater, que apresentaram os seus serviços.

A gerente de Recursos Humanos do Sistema Faemg, Sinaria Abadia, e o analista de Recursos Humanos, Cleberson Dilson, falaram sobre “Modelo Mental”, abordando as melhores práticas para gestão de pessoas e a importância de desenvolver softs skills.

Na sequência, Vinicius Gomides Santos e Gabriel Rodrigues Ferreira, da Bioma Investimentos, fizeram uma analogia entre o tratamento de dados e as etapas da colheita. “Quando vocês interagem com a fazenda, colhem informações e as colocam no banco de dados do Sistema Faemg Senar. A forma como esses dados são tratados no sistema pode ajudá-los a fazer análises melhores sobre o desempenho do trabalho”.  

Para encerrar, Marcos Fava Neves, conhecido como “Dr. Agro”, falou sobre “O futuro do agronegócio”. "Nosso legado é criar oportunidades para as pessoas. Não vejo outra chance para o Brasil que não seja pelo agronegócio. E tenho fé que, nos próximos 30 anos, seja mais sustentável e com bioenergia. A vitória dos nossos produtores é a nossa vitória!".

Comissão Técnica da Cafeicultura

A programação do último dia da SIC também teve a reunião da Comissão Técnica de Cafeicultura do Sistema Faemg Senar. Foram discutidos o atual cenário político, as intempéries climáticas que atingiram as lavouras, o cenário de custos, produção e rentabilidade frente a crises geopolíticas e sanitárias, o Projeto Agro+ e seu plano de ação, as entregas futuras e a política nacional para a cafeicultura.

O presidente do Sistema Faemg Senar enfatizou o apoio oferecido aos produtores impactados pelo granizo. “Temos vários caminhos para minimizar os danos para os cafeicultores continuarem vivendo e trabalhando de forma digna”.

O vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, reforçou a agilidade da instituição em buscar soluções para os cafeicultores atingidos. “Foram mais de 26 mil hectares de lavoura de café impactadas, fora lavoura de milho, laranja e hortaliças no Sul de Minas e na Zona da Mata. Mobilizamos nossa equipe e os técnicos de campo para fazer o levantamento dos danos para guiar nossas ações para melhorar essa situação. Estamos juntos trabalhando em prol de todos os cafeicultores de Minas”.

O presidente da Comissão Técnica de Cafeicultura do Sistema Faemg Senar, Arnaldo Bottrel, falou da importância das reivindicações do grupo. “Vamos discutir e, depois, levar à Comissão Nacional do Café da CNA, que está aqui representada pelo seu presidente, José Edgar Pinto Paiva”.  

Sistema Faemg Senar e Minasul

O Sistema Faemg Senar e a cooperativa Minasul, considerada a 2ª maior exportadora de café no Brasil, assinaram, nessa quinta-feira (17/11), um protocolo de intenções com objetivo de fortalecer a parceria entre as entidades. O termo foi assinado pelo presidente da Minasul, José Marcos Rafael Magalhães.

Segundo o gerente executivo técnico de ATeG do Sistema Faemg Senar, Bruno Rocha, a assinatura é o primeiro passo para ações que promovam o desenvolvimento dos cafeicultores associados à Minasul. “Esse protocolo cria um compromisso para a gente iniciar um processo de cooperação mais robusto de capacitação, formação profissional, cursos técnicos e tecnólogos e também de Assistência Técnica e Gerencial”.

Investor Day

Na tarde desta sexta-feira (18), também ocorreu a final do Investor Day, um modelo já utilizado pela NovoAgro Ventures para selecionar startups para o portifólio da instituição. Segundo o gerente do Sistema Faemg Senar que acompanha a venture builder, Adriano Cunha, a importância da SIC na cadeia do café fez com que fosse lançado um edital para buscar startups de todo o país. Desse edital, três foram escolhidas para estarem na SIC.

“Trouxemos para a rodada investidores, produtores rurais e especialistas do Sistema Faemg Senar e do setor. Para a NovoAgro, foi um novo momento e todos ficaram satisfeitos. O resultado da avaliação de hoje sairá na terça-feira. A partir disso, os nomes seguem para o Conselho da NovoAgro e, se aprovados, iniciam-se as negociações para integrarem o nosso portifólio, explicou.

Para o CEO da NovoAgro Ventures, estar na SIC balança a cabeça dos empreendedores para que sigam melhorando as suas soluções. “Nossa missão  é levar tecnologia para o produtor e trazer startups de qualidade para o nosso portifólio para que a gente possa gerar cada vez mais valor para o setor”.

Saiba mais sobre a 10ª SIC!

Fique por dentro dos destaques do 1º dia da SIC

Instituições discutem soluções para seguro e crédito rural

Premiação ATeG Café+Forte é destaque no 2º dia da SIC