Produtores rurais de Guanhães e Governador Valadares participaram, nesta semana, de dois dias de reuniões promovidas pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com a equipe Cemig Agro e Sindicatos Rurais dos dois municípios. Os encontros tiveram como foco a aproximação entre a companhia de energia e o setor produtivo, ouvindo demandas, apresentando investimentos e buscando soluções para gargalos no fornecimento de energia no campo.
De acordo com Aline Veloso, assessora técnica do Sistema Faemg Senar, os encontros reforçaram o papel da entidade como elo entre produtores e instituições. “Demonstramos à Cemig as dificuldades enfrentadas no campo e reforçamos a necessidade de acolhimento e encaminhamento das demandas, o que levou à criação do programa pela Cemig. E, agora, com a apresentação do que está planejado e em execução com foco na região Rio Doce, podendo ser acompanhado pelos nossos Sindicatos na base, o Sistema Faemg Senar seguirá atuando não apenas na questão da energia elétrica, mas também em outras necessidades dos produtores”.
Integração
A superintendente do Cemig Agro, Cicéli Martins, destacou que os encontros também serviram para apresentar as ações da companhia. “Mostramos os investimentos em expansão e manutenção da rede e, ao mesmo tempo, ouvimos as principais demandas do setor. Foi um momento rico de diálogo e de aproximação com os produtores”.
Já o presidente do Sindicato Rural de Governador Valadares, Edberto Rezende, ressaltou a relevância da mobilização. “Foi uma reunião muito produtiva, com grande participação dos produtores. Eles trouxeram suas demandas e mostraram os principais gargalos do campo. Esse diálogo fortalece o sindicato e garante mais resultados para os produtores”.
Em Guanhães, o presidente do Sindicato Rural, Enio Caldeira, enfatizou o caráter de proximidade. “O produtor quer ser ouvido. Esses encontros trazem essa aproximação, mostrando o que a Cemig pode fazer e como atuar para resolver os problemas no campo”.
O superintendente regional da Cemig, Rodrigo Damasceno Souza, resumiu a relevância da parceria. “Minas é forte no agro, e o Leste mineiro se destaca na produção de leite. Estar próximo dos produtores, por meio dos Sindicatos e do Sistema Faemg Senar, é fundamental para ouvir e atender com mais agilidade”.
O gerente regional da Cemig em Governador Valadares, Gaudino Mendes, reforçou o compromisso de resposta. “A aproximação com os sindicatos tem nos permitido ouvir melhor os produtores e catalogar suas demandas. O objetivo é dar retorno a cada solicitação e melhorar continuamente o atendimento regional”.