A programação do 1º Seminário de Cacau de Uberaba, promovido no último dia 11 de setembro, reuniu uma plateia formada por mais de 200 produtores rurais e profissionais do agronegócio. O público lotou o auditório do Sindicato dos Produtores Rurais para ouvir os especialistas e tirar dúvidas sobre a viabilidade da cultura no Cerrado Mineiro, que vem sendo apontada como uma alternativa para a região do Triângulo. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba e Sistema Faemg Senar, juntamente com Emater e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).
O presidente do Sindicato de Uberaba, Vinícius Rodrigues, comemorou o sucesso do Seminário: “hoje é um grande dia, recebemos aqui técnicos que são referência da cacauicultura do Brasil. O público permaneceu atento, ouvindo as palestras e mesa redonda de alto nível. Este é o começo de uma nova era, com uma nova cultura chegando a Uberaba para trazer riqueza e prosperidade”.
Victor Maia, professor da Unimontes, foi um dos palestrantes e apresentou modelos de produção em regiões não tradicionais, com destaque para a experiência de 11 anos na cidade de Janaúba, no Norte de Minas. “A região de Uberaba tem um potencial enorme para a produção comercial de cacau, ajudando o estado de Minas a se inserir como um dos principais produtores no Brasil nos próximos anos”, afirmou. Ele também destacou que a cidade tem condições climáticas aptas ao cultivo e, mesmo com os bons volumes de chuva, é necessária a irrigação.
Outras palestras foram direcionadas às questões de mercados mundial e brasileiro, sistemas de irrigação e apresentação do caso de sucesso do município de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, que desde 2012 investe na cacauicultura. O gerente de Projetos do Sistema Faemg Senar, Harrison Belico, apresentou o projeto Agro + Verde, iniciativa desenvolvida em parceria com a Cargill que está incentivando a expansão da produção de cacau no Norte de Minas. A expectativa é atingir cerca de 3 mil hectares de plantação em 2026.
“O Seminário trouxe aos produtores oportunidades, conhecimento e estudo de caso que mostraram a viabilidade do cacau para a região. Agora é muito importante que o produtor entenda mais sobre a cultura, visite regiões produtoras e amadureça a ideia. Nosso objetivo é apoiar o crescimento sustentável dessa cultura aqui na região”, afirmou.
O agricultor e pecuarista José Puertas Zafra acompanhou o evento em busca de mais informações sobre o cacau. “Tenho interesse em conhecer sobre a cultura porque os números da rentabilidade são animadores. Eu vejo um futuro nisso”.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, ressaltou que o Seminário foi um pontapé inicial para a chegada do cacau no Triângulo Mineiro, colaborando para a diversificação da produção na região. “O próximo passo é dar sequência a este trabalho, trazendo mais conhecimento aos produtores e promovendo a cultura de uma forma concreta, com o apoio do nosso Sistema”, concluiu.