Compartilhe


Mulheres do agro fortalecem união e liderança em Minas

ENCONTRO DE MULHERES DO AGRO
ESCRITO POR NATHÁLIA FERREIRA DE BELO HORIZONTE
09/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Evento destacou protagonismo feminino e integração do setor rural mineiro.

O protagonismo feminino no agronegócio mineiro foi destaque nesta quinta-feira (9/10), durante o Encontro das Líderes Agro de Minas, que reuniu produtoras rurais, presidentes de sindicatos, integrantes das Comissões Faemg Mulher e Faemg Jovem, Comissão Nacional das Mulheres do Agro além de diretoras dos Núcleos de Mulheres dos Sindicatos Rurais.

Com foco no desenvolvimento pessoal e profissional, o evento buscou inspirar novas lideranças, promover a integração entre gerações e reforçar a representatividade feminina nos espaços de decisão do agro. Estiveram presentes as deputadas federais Ana Paula Leão, Greyce Elias e Rosângela Reis, que reforçaram o compromisso com o fortalecimento das mulheres do campo.

A palestra de abertura, “Liderança e Futuro”, foi conduzida pelo presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, que ressaltou a importância da união e da representatividade no campo. “Vivemos um momento em que liderança significa construir juntos o futuro do agro. Precisamos de coragem, sensibilidade e visão para seguir avançando, garantindo que Minas continue sendo exemplo de força, produtividade e inovação no Brasil. O nosso setor é o que sustenta o país, e é com diálogo e cooperação que continuaremos crescendo”, afirmou.

A prefeita de Reduto e produtora rural Cíntia Matos apresentou a palestra “Liderança, representatividade e política”, destacando sua trajetória como a primeira mulher eleita prefeita do município. Ela enfatizou que cada vez mais mulheres vêm assumindo papéis de liderança no campo e na política, tornando o agro mais diverso e representativo. “Quando uma mulher ocupa um cargo de poder, ela abre caminho para muitas outras. É assim que transformamos realidades e inspiramos novas gerações”, disse.

A vice-presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Simone de Carvalho, reforçou a importância da atuação feminina no sistema sindical rural. “Nós, mulheres do agro, já mostramos nossa força dentro da porteira, mas também precisamos atuar fora dela, nos sindicatos, federações e na Confederação. Somos a base dessa grande pirâmide que sustenta o setor produtivo brasileiro.”

O painel “Liderança que transforma: mente empreendedora, atitude inovadora”, mediado por Silvana Novais, reuniu Adriana Maugeri (AMIF), Cristiane Castro (Uberlândia) e Maria José Cyrino (Guaxupé) destacou iniciativas inspiradoras que unem inovação, propósito e resultados no agro. “Temos aqui líderes de todo o estado que fazem a diferença em suas regiões. Este evento é uma forma de discutir uma liderança que pensa o futuro e transforma comunidades”, afirmou Silvana.

O objetivo do evento foi inspirar novas lideranças, promover a integração entre gerações e reforçar a representatividade feminina 

A programação contou ainda com a palestra “Fortalecimento e liderança: ensinamentos da savana africana”, ministrada por Simone Roncada, e com a fala da presidente da Comissão Faemg Mulher, Juliana Rezende, na palestra “Liderando para o Futuro”. Juliana afirma “Nosso propósito é fortalecer os núcleos e desenvolver as competências de cada mulher do campo, plantando as sementes de uma mudança que vai impactar todo o estado de Minas Gerais”, disse.

Encerrando o encontro, o painel “Liderança que transforma no Sistema Sindical”, mediado por Viviane Cunha, reuniu Simone de Carvalho, Rosivane Siqueira (Passa Tempo) e Wilméia (Rubim). As participantes compartilharam experiências sobre a importância da representatividade feminina para o fortalecimento das bases do agro e o desenvolvimento social nas comunidades rurais.