Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Emoção marca 14° Encontro de Mulheres do Café

ENCONTRO DE MULHERES DO AGRO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
11/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Evento homenageou a ex-ADR Isaura da Paixão, que faleceu em 2023

A edição 2024 do tradicional encontro feito especialmente para as mulheres durante o Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas foi marcada pela emoção. Cerca de 500 participantes celebraram o legado e a dedicação de Isaura da Paixão às pessoas e ao desenvolvimento da agropecuária de Manhuaçu e região.

A ex-agente de desenvolvimento rural (ADR) do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu faleceu no ano passado e foi homenageada durante o evento. Ela teve sua história de trabalho e vida reverenciadas na abertura.

A gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, foi a responsável pelo momento e lembrou que Isaura foi a idealizadora e incentivadora do encontro de mulheres que acontece há 14 anos.

"Ela engajou entidades e empresas do agro e contribuiu muito para o sucesso desse Simpósio. Ela fez com que as mulheres sentissem que aqui também é o lugar delas. Que o evento é uma oportunidade para elas gerarem muito conhecimento, fazerem conexões e levar isso para as suas cidades e comunidades".

Mulheres da família de Isaura acompanharam o evento. Silvana aproveitou para agradecê-las e enfatizou o pioneirismo e a valentia de Isaura. "Hoje foi um dia especial. Para mim é um orgulho termos trabalhado juntas. Ver o quanto ela fez nos inspira a seguir. Temos que continuar lembrando dessa Isaura guerreira, resistente, persistente e com um olhar amoroso para o próximo".

Para a produtora rural, Dayse Dias Muniz Isaura foi um grande exemplo de empoderamento. “Ela marcou a vida de muitas mulheres. Por ela estamos aqui no Simpósio reforçando que lugar de mulher é onde a gente quiser”, disse.

A produtora rural, Dayse Dias Muniz

 

A também produtora rural, Priscila Pena, concorda e salienta a relevância do encontro. "As palestras e conversas alavancam a vida de muitas mulheres. Precisamos desse incentivo para continuar nessa área, porque é difícil. São muitas barreiras a serem vencidas, por isso esse tempo juntas é essencial". 

A produtora rural, Priscila Pena, destacou a importância do encontro

Este ano, a coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro, foi uma das palestrantes. Ela falou sobre coletividade feminina e educação positiva. “São temas importantes para a vida que, quando aplicados na prática, promovem o desenvolvimento, o crescimento e a união que a gente tanto preconiza”, garantiu Cristiane.

Ela ainda enfatizou que abordar estas temáticas com as cafeicultoras pode potencializar a atuação delas. "Falamos para mulheres que, cada vez mais, estão se apropriando dos espaços que desejam e conseguindo agregar mais valor para o trabalho que é executado. Vemos isso nos resultados da cafeicultura da região das Matas de Minas, que ganha vários prêmios pela qualidade dos cafés, tendo elas como líderes e gestoras ", pontuou.

 

Continuidade e inspiração

A vice-presidente e ADR do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino, Viviane Cunha, levou cerca de 40 mulheres ao encontro. "Nossa presença no Simpósio dá visibilidade ao trabalho que fazemos em todo o processo da cafeicultura nas Matas de Minas. Aqui mostramos que existimos e somos importantes nessa atividade".

Viviane Cunha ressaltou ainda que "o movimento de mulheres na região começou com a Isaura junto ao Sindicato e ao Sistema Faemg Senar. Ela era uma pessoa ímpar que enxergou muito antes a importância da união das mulheres do agro". 

 

Caravana do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino

Durante o evento a atual ADR do SPR de Manhuaçu, Patrícia Sad, agradeceu a presença e a confiança de todas na entidade. "Preparamos tudo com carinho para recebê-las mais uma vez nesse ano de homenagem".

Patrícia também informou aos participantes sobre a inauguração do Empório Paixão. A loja de produtos regionais do Sindicato que homenageia Isaura e fortalece a comercialização de produtos feitos por egressos dos cursos do Sistema Faemg Senar na região. "Vamos continuar fazendo o trabalho de levar conhecimento e mostrar o que vocês fazem de melhor", concluiu.