Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Mulheres do agro fortalecem união e liderança em Minas

ENCONTRO DE MULHERES DO AGRO
ESCRITO POR NATHÁLIA FERREIRA DE BELO HORIZONTE
09/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Evento destacou protagonismo feminino e integração do setor rural mineiro.

O protagonismo feminino no agronegócio mineiro foi destaque nesta quinta-feira (9/10), durante o Encontro das Líderes Agro de Minas, que reuniu produtoras rurais, presidentes de sindicatos, integrantes das Comissões Faemg Mulher e Faemg Jovem, Comissão Nacional das Mulheres do Agro além de diretoras dos Núcleos de Mulheres dos Sindicatos Rurais.

Com foco no desenvolvimento pessoal e profissional, o evento buscou inspirar novas lideranças, promover a integração entre gerações e reforçar a representatividade feminina nos espaços de decisão do agro. Estiveram presentes as deputadas federais Ana Paula Leão, Greyce Elias e Rosângela Reis, que reforçaram o compromisso com o fortalecimento das mulheres do campo.

A palestra de abertura, “Liderança e Futuro”, foi conduzida pelo presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, que ressaltou a importância da união e da representatividade no campo. “Vivemos um momento em que liderança significa construir juntos o futuro do agro. Precisamos de coragem, sensibilidade e visão para seguir avançando, garantindo que Minas continue sendo exemplo de força, produtividade e inovação no Brasil. O nosso setor é o que sustenta o país, e é com diálogo e cooperação que continuaremos crescendo”, afirmou.

A prefeita de Reduto e produtora rural Cíntia Matos apresentou a palestra “Liderança, representatividade e política”, destacando sua trajetória como a primeira mulher eleita prefeita do município. Ela enfatizou que cada vez mais mulheres vêm assumindo papéis de liderança no campo e na política, tornando o agro mais diverso e representativo. “Quando uma mulher ocupa um cargo de poder, ela abre caminho para muitas outras. É assim que transformamos realidades e inspiramos novas gerações”, disse.

A vice-presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Simone de Carvalho, reforçou a importância da atuação feminina no sistema sindical rural. “Nós, mulheres do agro, já mostramos nossa força dentro da porteira, mas também precisamos atuar fora dela, nos sindicatos, federações e na Confederação. Somos a base dessa grande pirâmide que sustenta o setor produtivo brasileiro.”

O painel “Liderança que transforma: mente empreendedora, atitude inovadora”, mediado por Silvana Novais, reuniu Adriana Maugeri (AMIF), Cristiane Castro (Uberlândia) e Maria José Cyrino (Guaxupé) destacou iniciativas inspiradoras que unem inovação, propósito e resultados no agro. “Temos aqui líderes de todo o estado que fazem a diferença em suas regiões. Este evento é uma forma de discutir uma liderança que pensa o futuro e transforma comunidades”, afirmou Silvana.

O objetivo do evento foi inspirar novas lideranças, promover a integração entre gerações e reforçar a representatividade feminina 

A programação contou ainda com a palestra “Fortalecimento e liderança: ensinamentos da savana africana”, ministrada por Simone Roncada, e com a fala da presidente da Comissão Faemg Mulher, Juliana Rezende, na palestra “Liderando para o Futuro”. Juliana afirma “Nosso propósito é fortalecer os núcleos e desenvolver as competências de cada mulher do campo, plantando as sementes de uma mudança que vai impactar todo o estado de Minas Gerais”, disse.

Encerrando o encontro, o painel “Liderança que transforma no Sistema Sindical”, mediado por Viviane Cunha, reuniu Simone de Carvalho, Rosivane Siqueira (Passa Tempo) e Wilméia (Rubim). As participantes compartilharam experiências sobre a importância da representatividade feminina para o fortalecimento das bases do agro e o desenvolvimento social nas comunidades rurais.