O município de Formoso recebeu, na última quinta-feira (9/10), o Dia de Campo de Fruticultura, realizado pelo Sistema Faemg Senar e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Formoso, com parceria de várias empresas e órgãos públicos. O evento teve foco na cultura da laranja e foi realizado na Fazenda PA Três Capões, do produtor José Pereira, onde foram reunidos mais de 100 participantes, entre produtores, técnicos e parceiros do setor.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Sérgio Coelho, destacou que o evento foi um espaço de aprendizado e troca de experiências. Segundo ele, a iniciativa reforça o compromisso do Sistema em levar conhecimento e desenvolvimento ao campo. “Esses encontros são momentos de integração entre os grupos de assistência técnica. Só na fruticultura, no Noroeste de Minas, atendemos 150 produtores com acompanhamento técnico gratuito. E isso só é possível graças à parceria com os Sindicatos Rurais, que é a ponte que nos aproxima dos produtores”, afirmou.
A programação contou com três estações técnicas abordando temas essenciais para o cultivo da laranja, como estresse hídrico, nutrição da cultura e boas práticas fitossanitárias e legais, conduzidas por especialistas do Sistema Faemg Senar e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O encerramento contou com a palestra “Análise financeira da cultura da laranja”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e supervisor da ATeG, Luan Dourado.
O produtor José Pereira, anfitrião do evento, lembrou que o primeiro curso do Sistema Faemg Senar realizado em Formoso aconteceu há mais de 20 anos e que o apoio das instituições tem sido essencial para o crescimento da atividade na região. “Já fizemos inúmeros cursos com o Senar e hoje é um privilégio muito grande ver um evento como esse acontecendo aqui na nossa comunidade”, destacou.
Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formoso, Marcelo Perondi, “é uma alegria ver o engajamento dos produtores e o resultado de parcerias que realmente fortalecem o agro. Esse evento mostra o quanto o conhecimento e a união fazem a diferença para o desenvolvimento da nossa região”.
Ao final do evento, Marilucia Lima, que atua como Agente de Desenvolvimento Rural, reforçou que os produtores que ainda não fazem parte do ATeG podem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais para se inscreverem para as próximas turmas que terão início em 2026.