Compartilhe


Programa apresenta o agro para as novas gerações

AGRO NA ESCOLA
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
02/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR
Programa Agro na Escola beneficia 60 crianças atendidas pela Associação Socioeducativa Dom José Mauro

O Programa Agro na Escola chegou pela primeira vez ao Norte de Minas, em Janaúba, beneficiando 60 crianças de 10 a 14 anos atendidas pela Associação Socioeducativa Dom José Mauro. Por meio de atividades teóricas e práticas, os jovens aprenderam sobre as cadeias produtivas da agropecuária e vivenciaram a rotina de uma fazenda.

Para o Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, que é parceiro do Sistema Faemg Senar no projeto, as novas gerações poderão ser sensibilizadas sobre a importância do setor produtivo e da atividade rural. “Levamos até essas crianças o real objetivo do agro. No futuro, elas vão colher frutos desse grande projeto”, afirmou o presidente do SPR, Paulo César Mendes.

Conteúdos

Os conteúdos didáticos abordaram a origem dos alimentos que consumimos, explicando passo a passo o funcionamento das diversas cadeias produtivas. “O programa tem sido uma experiência incrível, pois aproxima as crianças da realidade do campo. Elas podem conhecer de onde vêm os alimentos que chegam à sua mesa e, cada vez mais, passam a valorizar o trabalho no campo”, destacou a instrutora do Senar Minas, Flaviana Sousa.

As alunas Aisha Mariah Guedes e Esther Alves Pereira participaram do Agro na Escola. Elas aprenderam juntas a reconhecer o importante trabalho do produtor rural na rotina de toda a população. “A tia ensinou várias coisas, como os tipos de vacas, como as plantas crescem e nascem, a variedade dos animais. Foi muito criativo”, comentaram.

Contato com o produtor

Atividade prática na Fazenda Chapéu de Couro atendida pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG)

A ação foi encerrada com uma atividade prática em uma propriedade modelo da pecuária de leite da cidade, atendida pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). A Fazenda Chapéu de Couro mantém hoje uma média superior a 800 litros de leite por dia, em um sistema sustentável e tecnológico. Para o administrador do empreendimento, Geraldo Miguel, é de grande importância que as novas gerações tenham contato com a rotina do meio rural.

“As crianças tiveram acesso à sala de ordenha, visitaram os animais sendo alimentados e tiveram contato direto com os bezerros. Foi uma oportunidade para elas conhecerem o processo de produção do leite no campo e valorizarem o produtor”, relatou Geraldo.

“Foi de grande importância esse projeto. Muitas crianças ainda não haviam tido a oportunidade de ter contato, entender um pouco sobre a atividade e despertar interesse de ingressar no agro”, concluiu a coordenadora administrativa da Associação Dom José Mauro, Rosinere dos Reis.