Compartilhe

Roteiros e placas prontas animam agentes de Ouro Fino

TURISMO RURAL
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE LAVRAS
11/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Na última semana de agosto será realizado o último módulo do Programa Agente de Turismo Rural em Ouro Fino, “terra do menino da porteira”, no Sul de Minas. Desde 1749, a cidade possui uma zona rural rica em montanhas, cachoeiras, trilhas, cafés especiais, gastronomia e cultura. O encerramento do Programa será realizado no evento Fest Rural. A iniciativa está sendo desenvolvida pelo Sistema FAEMG em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e a prefeitura de Ouro Fino.

Convite do encerramento do Programa no Fest Rural

De acordo com o instrutor do programa, Fábio Hosken, durante o curso, a turma elaborou os roteiros e as placas de sinalização que, inclusive, já estão prontas para uso. Fábio destaca que os roteiros feitos foram muito bem elaborados, testados e precificados. “Estes serão lançados ao final do Programa. Com o apoio da prefeitura, serão instaladas 30 placas para sinalizar todo o roteiro de turismo rural de Ouro Fino. Todo o conteúdo das placas e planejamento da localização foi realizado pelos agentes de turismo rural”.

De acordo a participante Vanessa Virgínia Guedes Momesso, o Programa foi bastante útil, pois ela está adquirindo conhecimento e aprendizado sobre turismo. “O programa tem muita importância, pois capacita pessoas para divulgar os pontos turísticos de Ouro Fino e receber turistas”.

Participantes do Programa Agente de Turismo Rural e placas de sinalização

Marcial Rosa de Oliveira chama a atenção para o fato de a cidade ter mais da metade de sua economia baseada na agricultura, com 1.200km de estradas rurais, o que demonstra que o programa chega ao fim com o “fomento de recursos naturais que ainda estão para ser descobertos, o que começa a mudar realidades”.

Mesmo já recebendo bastante turistas curiosos pelos formatos inovadores de pastéis em seu estabelecimento, como o de coração, boi ou Batman, o Ô Pastel Paulistano. “O fato de termos um planejamento, toda a roteirização, capacitação de novos agentes e placas, com certeza contribuirá bastante para a divulgação e para a nossa comercialização de produtos”, avaliou Marcial.

Roteiros desenvolvidos durante o Programa

De acordo com Fábio Hosken, o Programa não para: já foi iniciada a seleção para a próxima turma, em Jacutinga. Para o gerente regional do Sistema FAEMG em Lavras, Rodrigo Ferreira, “os turistas agora poderão contar com novos produtos e oportunidades e aproveitar o melhor que Ouro Fino tem a oferecer. Ao mesmo tempo, os agentes, produtores e seus familiares terão a oportunidade de aumentar renda”.