Compartilhe

SENAR inicia primeiras turmas no Programa Descubra

JOVENS
ESCRITO POR ASCOM
05/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR

O SENAR MINAS dá um importante passo em agosto para consolidar seu compromisso com o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra!. No dia 16, serão inauguradas as primeiras turmas ofertadas pelo SENAR dentro do projeto. As capacitações serão realizadas em conjunto com o Centro Socioeducativo de Ribeirão das Neves e os jovens atendidos participarão do curso de Pré-Formação Profissional Rural, que tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais requeridas pelo mercado de trabalho.

As ações junto ao Descubra! estão sendo realizadas pela Gerência de Formação Profissional Rural e Promoção Social junto com a Gerência de Pedagogia do Sistema FAEMG. Para a gerente pedagógica Cristiane Trigueiro, a expectativa é que essa seja a primeira ação dentro do programa. “Outra expectativa é que possamos despertar nesse público o interesse de atuação no agronegócio, uma vez que o curso de pré-formação profissional também irá apresentá-los às várias oportunidades que o agro oferece para o jovem trabalhador”, revelou.

A analista de Formação Profissional do Sistema FAEMG Tatiana Ude Neiva Araújo fala sobre a importância de unir técnica e humanização. “Acreditamos que, para preparar esses jovens para o mercado de trabalho, é preciso trabalhar inicialmente as competências emocionais. Isso facilita o desenvolvimento de competências técnicas, formando profissionais mais conscientes e completos”, relata. 

A gerente Pedagógica do Sistema FAEMG, Cristiane Trigueiro, celebra o projeto como elemento de transformação. “É com felicidade que iniciamos nossas ações dentro do Programa Descubra. Poder contribuir com esse projeto é motivo de comemoração para nossa entidade, porque acreditamos no poder transformador que a educação pode exercer nas vidas das pessoas”, diz.

Parceiros:

Segundo a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luciana Coutinho, “a parceria do Sistema S é fundamental, enquanto serviço nacional de aprendizagem nacional, já que o principal foco do Descubra são as oportunidades de trabalho protegidos, que vêm através desses cursos. Todas as entidades do Sistema S e, especificamente, o SENAR no meio rural que atende empregadores dessa área, pode contribuir muito, já que temos uma vasta gama desse segmento que pode nos ajudar a fornecer essas vagas. Minas é um estado continental e temos todo interior para poder avançar. O Descubra começou na capital, mas pretende se interiorizar. Já temos 20 municípios e Ribeirão das Neves é um deles. E o SENAR pode ajudar ainda mais no interior do estado e com a sua expertise.” 

Para o promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Márcio Rogério de Oliveira,  “o SENAR é um parceiro importante, pois oferece formações para além do agro. Como o programa é de amplitude estadual e o interior tem uma vocação rural em várias regiões, a oferta de formação para o campo passa a ser uma alternativa importante para adolescentes e jovens dessas regiões, já que respeita a vocação desse lugar. Além de trazer oportunidades de outras entidades que extrapolam essa missão do agro, tais como, cursos de educação ambiental e outras capacidades de formação do SENAR”, avalia. 

Sobre o projeto:

O Descubra é resultado de uma cooperação interinstitucional que congrega esforços de 11 órgãos e instituições federais, estaduais e municipais que, em parte, é custeado com recursos revertidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Ele promove o acesso de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional, com o objetivo de oferecer a chance de uma primeira experiência no mercado formal de trabalho e criando espaços efetivos de integração social e educacional.