A valorização do agronegócio regional marcou a abertura da 68ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Muriaé e da 1ª Fenamata – Feira de Negócios e Atividades da Zona da Mata, promovidas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé (SPR). Na ocasião, foi anunciado que a sede da Delegacia Especializada em Crimes Rurais será construída dentro do Parque de Exposições. Já o Sistema Faemg Senar anunciou mais três grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na região para piscicultores. O Sistema também foi homenageado pelo SPR e a Peixes MG.
“Nossa vocação é o agronegócio. Este evento é fruto de união e compromisso em fortalecer o setor. Aqui tratamos de genética, fomentamos negócios e, principalmente, reconhecemos a importância do trabalho dos produtores rurais. Promovemos inclusão, oportunidades, cooperação e confiança”, afirmou o presidente do SPR, Altamirando Viegas.
O evento reuniu autoridades locais, deputados estaduais e representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Entre os convidados, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, ressaltou a relevância da feira. “Vemos aqui o compromisso do Sindicato com o melhoramento genético, fundamental para que pecuaristas de leite e corte da região produzam cada vez mais e melhor. Também temos esse compromisso e fazemos questão de prestigiar o evento”.
A cerimônia também trouxe novidades quanto a segurança. Foi anunciado que a sede da Delegacia Especializada em Crimes Rurais será construída dentro do Parque de Exposições. A ação faz parte do projeto Campo Seguro do Governo de Minas. “Nada mais justo que um espaço de atendimento exclusivo, qualificado e direto aos produtores rurais seja instalado em um local que eles já frequentam”, destacou o delegado regional Alessandro da Matta.
Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental
O evento marcou ainda a abertura da 3ª Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental. Evento que reúne criadores, pesquisadores e apaixonados pelo setor. Este ano a programação conta com plenárias, encontros técnicos e seminários.
Segundo Altamirando Viegas, melhorias foram feitas nos pavilhões que recebem o evento, com foco no incentivo aos piscicultores, especialmente os pequenos. “Aqui eles terão mais visibilidade e acesso a informações técnicas para regularizar a atividade junto aos órgãos competentes, ampliando a renda. A partir de agora, o espaço ficará montado permanentemente para treinamentos e atendimentos aos criadores”, anunciou.
A coordenadora regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Viçosa, Maria José Firmo, lembrou os avanços em biossegurança e na regularização do setor. Ela destacou que, em breve, os piscicultores poderão solicitar o selo Certifica Minas Ornamental, que garante reconhecimento e qualidade à produção.
Homenagens e expansão do ATeG
Durante o evento, o SPR e a Peixes MG lançaram o Prêmio Paulo Braz de Andrade, em homenagem ao pioneiro da piscicultura ornamental na Zona da Mata, nos anos 1980. A iniciativa busca reconhecer pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento do setor.
Um dos homenageados foi o Sistema Faemg Senar. O gerente regional em Viçosa, Marcos Reis, recebeu a condecoração e anunciou a abertura de mais três grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na região, que atenderão a 90 piscicultores.
Programação para toda a família
Além dos negócios, a Expo Muriaé oferece programação diversificada. Entre os destaques está a mini fazendinha, espaço interativo em que crianças e adultos podem ter contato com animais como mini vaca, mini pônei, búfalo, cabrito, coelhos e peixes ornamentais. Outro atrativo é o 1º Torneio Leiteiro de Sólidos, nas categorias Novilha Livre e Vaca Livre, além do tradicional Torneio Leiteiro, que valoriza a pecuária leiteira regional. Shows musicais completam a agenda. A Exposição tem entrada gratuita e acontece até dia 7 de setembro.