O Sistema FAEMG/SENAR/INAES prepara mais duas turmas do Programa Agente de Turismo Rural no Triângulo Mineiro. Uberlândia e Indianópolis agendaram a seleção dos participantes para outubro. “Encerramos recentemente a edição do programa em Araxá, que foi a primeira na região, e foi um sucesso. Agora, estamos ampliando para outros municípios capacitarem seus agentes para potencializar o turismo rural”, comentou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira.
Em Uberlândia, o programa será desenvolvido com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação, e o Sindicato Rural. Vinte pessoas já estão inscritas e a seleção dos participantes vai ocorrer de 19 a 23 de outubro. Nesta etapa, o instrutor faz o levantamento das potencialidades e oportunidades turísticas e vai a campo visitar os empreendimentos dos candidatos.
Em Indianópolis, 28 empreendedores no turismo e produtores têm interesse em participar, e a etapa seletiva será de 18 a 22 de outubro. “O município tem um potencial enorme, que precisa ser trabalhado. As cachoeiras são nosso cartão postal. Temos a Igreja de Santana, que foi construída pelos índios, a represa de Miranda, fazendas históricas, entre outras atrações. Temos convicção de que o programa vai dar o suporte necessário para esta estruturação do turismo rural”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Indianópolis, Daniel Fernandes Ribeiro Avelar.
Os interessados ainda podem procurar o Sindicato Rural, em Indianópolis, e a Secretaria de Agronegócio, na Prefeitura de Uberlândia. O Programa Agente de Turismo Rural é desenvolvido em seis módulos presenciais e aborda plano de viabilidade turística, segurança na atividade turística, roteirização, serviços de alimentação, hospedagem e comercialização.