Uma equipe do Sistema Faemg Senar visitou, nesta quarta-feira (6/8), em Barretos (SP), as instalações do Hospital de Amor. O momento foi de conhecer de perto os importantes serviços prestados pelo Hospital, parceiro no Programa Saúde Itinerante, que, com uma carreta adaptada, leva a quem mora no campo exames de prevenção ao câncer de mama, pele, colo de útero e próstata.
A comitiva do Sistema foi formada pelo vice-presidente secretário do Sistema, Ebinho Bernardes, pelo superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, o gerente de Formação Profissional e Promoção Social, Wander Magalhães, e a analista de Promoção Social, Renata Aleixo. Eles conheceram a fábrica de carretas, o Instituto de Prevenção, o Hospital Infanto Juvenil, centro de reabilitação, Cuidados Paliativos e o Instituto de Treinamento e Pesquisa em Cirurgia Minimamente Invasiva (Ircad).
"O Hospital de Amor é um importante parceiro, ajudando a promover a saúde no campo e levando exames preventivos para as pessoas que moram na zona rural, que nem sempre têm acesso facilitado a esses serviços. Com uma grande estrutura e atendimento humanizado, o Hospital se destaca na prevenção e tratamento do câncer. Também ficamos satisfeitos em saber que o agro é um dos que mais tem participação nas doações para a manutenção desse trabalho", comentou o vice-presidente Ebinho Bernardes.
Programa Saúde Itinerante
Em fevereiro de 2025, após seis meses de um trabalho conjunto de sucesso, o Sistema Faemg Senar e o Hospital de Amor renovaram a parceria para o Programa Saúde Itinerante. O programa aproxima a saúde do campo, possibilitando que moradores das áreas rurais tenham acesso a exames preventivos ao câncer. "Após esses exames, com o hospital, conseguimos viabilizar o tratamento das pessoas que tiveram cânceres identificados", completou a analista de Promoção Social, Renata Alexo.
Neste ano, a expectativa é realizar 12.600 exames de prevenção ao câncer de mama, pele, colo de útero e próstata em 30 municípios mineiros, sendo 6.000 exames de pele, 3.000 mamografias, 1.800 exames de PSA e 1.800 de papanicolau. Interessados em fazer os exames devem fazer contato com o SPR. Em 2024, no projeto-piloto, foram mais de 4.500 atendimentos em 217 comunidades.
Em 2025, os atendimentos começaram em março e a carreta já passou por 18 municípios das regionais de Uberaba, Passos, Sete Lagoas, Viçosa, Varginha e Juiz de Fora. São eles: Tapira, Santa Juliana, Pratinha, Botelhos, Pains, Bom Despacho, Martinho Campos, Pitangui, Bom Jesus do Amparo, Dom Silvério, Manhuaçu, Fervedouro, Santo Antônio do Amparo, Campo Belo, Oliveira, São Tiago, Barroso, Santa Bárbara do Tugúrio.
Até o momento, o Saúde Itinerante bateu recorde no número de atendimentos na regional de Juiz de Fora: 1.225 exames em São Tiago, Santa Bárbara do Tugúrio e Barroso.
A carreta ainda irá passar por Urucuia, Arinos, Chapada Gaúcha, Espinosa, Porteirinha, Janaúba, Pedra Azul, Salinas, Taiobeiras, Machacalis, Ladainha e Nova Módica.