Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


6º Prêmio Queijo Brasil tem mineiros assistidos pelo ATeG

PREMIAÇÃO
ESCRITO POR MARCOS EMMANUEL MAIA, DE PASSOS
14/07/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Realizado na cidade de Blumenau (SC), entre 7 e 9 de julho, concurso avaliou cerca de mil queijos de todo o país

Há quase dois anos Júlio César Moreira, técnico de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Agroindústria, trabalha com produtores de queijo Minas Artesanal na Serra da Canastra. O trabalho teve uma merecida coroação com as medalhas conquistadas no 6º Prêmio Queijo Brasil, que agraciou seis queijeiros assistidos pelo ATeG em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São Roque de Minas.

Assistência Técnica e Gerencial fez a diferença no sucesso dos premiados

O evento foi realizado no início do mês em Blumenau, Santa Catarina. Júlio incentivou a participação das queijarias no concurso e vê com alegria os assistidos colhendo grandes resultados. Os queijos classificados poderão usar a medalha em suas embalagens, desde que possuam selos de inspeção. As medalhas e o certificado de premiação agregam valor ao produto.

O concurso teve como objetivo reconhecer e valorizar os produtores, incentivando a melhoria da qualidade dos queijos. Conheça os agraciados com as medalhas de ouro, prata e bronze:

Rildo de Oliveira Faria / Queijos Irmãos Faria - Queijo Artesanal de Leite Cru Massa não cozida, casca natural e maturação entre 14 e 30 dias – Ouro.

Rafael Leite Cruvinel / Queijo Bem-Te-Vi – Queijo Tradicional - Queijo Minas Artesanal – Ouro.

Júlio César com o produtor Rafael, do Queijo Bem-Te-Vi, e a esposa Edna

Aécio de Oliveira / Queijo Real Estrela - Queijo Artesanal de Leite Cru Massa não cozida, casca natural e maturação superior a 120 dias – Bronze.

Walison Leite de Faria / Recanto Sabiá - Queijo Tradicional - Queijo Minas Artesanal – Bronze.

Vinicius Silva Pereira / Pingo do Mula - Queijo Tradicional - Queijo Minas Artesanal – Bronze.

Gabriel Caetano Bento / Barreirinho - Queijo Tradicional - Queijo Minas Artesanal – Bronze.

Júlio César com o produtor Gabriel, do Queijo Barreirinho

Aprimoramento

Para o produtor Rafael Leite Cruvinel, do queijo Bem-Te-Vi, da cidade de São Roque de Minas, a assistência técnica e gerencial do Sistema Faemg Senar foi de extrema importância na conquista do prêmio e um dos pilares para a qualidade de seus queijos.

Rafael não possuía marca própria, vendia o produto para atravessadores e, assim, não obtinha muito lucro. Com o apoio do Senar, Rafael está conseguindo a certificação e melhorando sua renda vendendo diretamente para empórios, supermercados, e tendo sua marca reconhecida.

Já para Gabriel Caetano Bento, do queijo Barreirinho, também de São Roque de Minas, a ATeG foi muito importante, pois o auxiliou no processo da habilitação sanitária da sua nova queijaria. O trabalho foi desenvolvido com base em plantas e memoriais sanitários dentro da legislação e de acordo com as normas técnicas.

Concurso avaliou mais de mil queijos de todo país (Foto: divulgação Prêmio Brasil)

“Agradeço primeiramente a Deus e ao pessoal do Senar, especialmente ao Júlio, que há dois anos nos ajuda nesse processo. Antes eu vendia para atravessadores e agora consigo fazer vendas diretas. A qualidade do meu queijo também melhorou muito. Também fiz os cursos do Senar de Maturação, Boas Práticas, Qualidade do Leite e agora estou fazendo o curso técnico de Zootecnia. Comprei mais vacas, consegui trocar meu carro, estou construindo uma nova queijaria, fiz uma freguesia muito boa e tudo melhorou para a gente”, afirmou Gabriel.

O Programa ATeG Agroindústria

Dentre as atividades desenvolvidas junto aos produtores estão adequação das plantas de produção, cuidados sanitários, registro de rótulos, criação de marca e identidade visual, processos de melhoria de qualidade, processos gerenciais, além de incentivo à participação em concursos.

Outro ponto de destaque do programa refere-se a processos de regularização das queijarias, incluindo a obtenção de selos de inspeção sanitária, como o SIM (Selo de Inspeção Municipal), passo importante para a comercialização dos produtos.