Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Aprovada lei que regulamenta outorga coletiva de água em Minas

AGRICULTURA IRRIGADA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
02/07/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Após nove anos de tramitação, o Projeto de Lei (PL 754/15), que regulamenta a outorga coletiva de água em Minas Gerais e a Política Estadual de Agricultura Irrigada foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado. O projeto é de autoria do deputado Antônio Carlos Arantes e a aprovação, em segundo turno, nesta terça-feira (2), representa um marco para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada no estado.

O modelo de outorga coletiva visa estabelecer regras claras para o uso compartilhado dos recursos hídricos por diversos usuários de um mesmo sistema. Um dos principais pontos do projeto aprovado é o foco na agropecuária sustentável.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, comemora a aprovação do projeto. Segundo ele, essa lei irá promover uma revolução para a agricultura irrigada, principalmente nas regiões do semiárido e do noroeste de Minas Gerais. "Permitirá a reservação de água dentro das propriedades rurais, desburocratizando os projetos de irrigação", explica Salvo. "É a garantia de desenvolvimento, geração de emprego e renda no campo com sustentabilidade."

 Agricultura Irrigada: um salto na produtividade e sustentabilidade

Para a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, a aprovação do Projeto de Lei 754/15, que institui a Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável, abre caminho para um salto na produtividade e na sustentabilidade do setor agropecuário mineiro.

A irrigação, como destaca Mariana "gera um aumento vertical na produtividade, sem expansão horizontal, criando um efeito 'poupa terra' significativo também para o meio ambiente". Essa prática, aliada à reservação de água, se torna fundamental para a adaptação às mudanças climáticas, especialmente em um estado como Minas Gerais, altamente vulnerável a eventos climáticos extremos como secas.

 Papel fundamental do Faemg Senar

O Sistema Faemg Senar desempenhou um papel fundamental na aprovação do PL 754/15, articulando os interesses do setor agropecuário e mediando o diálogo com o poder público e a sociedade civil. "A entidade representou o segmento agropecuário mineiro nas discussões com o poder público e a sociedade civil, e contribuiu para a construção de um texto final que atende às necessidades dos produtores rurais e à preservação do meio ambiente", ressalta Mariana Ramos.

Benefícios para o meio ambiente e a segurança alimentar

A irrigação, quando implementada de forma sustentável, contribui para a preservação dos recursos hídricos e a redução da emissão de gases de efeito estufa. Além disso, garante a produção de alimentos de forma mais eficiente e resiliente, assegurando a segurança alimentar da população, especialmente em um contexto de crescimento populacional e aumento da demanda por alimentos.

A aprovação da lei é um passo importante para o futuro da agricultura em Minas Gerais, e o Sistema Faemg Senar reforça que continuará trabalhando incansavelmente em prol do produtor rural mineiro para garantir o desenvolvimento sustentável do setor.