Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Abertas inscrições para o Cupping ATeG Café+Forte

INSCRIÇÕES ABERTAS
ESCRITO POR MARIA EDUARDA PITANGUY, DE BELO HORIZONTE
08/07/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

 

O Sistema Faemg Senar inicia, nesta terça-feira (08/07), as inscrições para a 9ª edição do Cupping ATeG Café+Forte, considerado um dos maiores concursos de cafés especiais do Brasil. A ação é voltada para produtores rurais que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da instituição, com produção em Minas Gerais, e contempla as variedades Arábica e Canéfora (conilon).

Em 2024, foram recebidas 2.153 amostras, maior número já registrado, representando um aumento de 1.229% em comparação ao ano de 2017, quando aconteceu a primeira edição. Os vencedores, 31 produtores de cafés especiais, foram anunciados durante a Semana Internacional do Café de 2024.

 

Como funciona

O Cupping ATeG Café+Forte consiste na análise física e na avaliação sensorial das amostras enviadas pelos produtores participantes. As bebidas recebem uma pontuação baseada na escala da SCA (Associação de Cafés Especiais, na sigla em inglês), que define o ranking final. As etapas do concurso são realizadas no Centro de Excelência em Cafeicultura do Sistema, localizado em Varginha.

 

Regulamento

O regulamento do 9º Cupping ATeG Café+Forte já está disponível para leitura e download neste link

Podem participar os produtores de café Arábica ou Canéfora (conilon) que estejam assistidos pelo programa e sediados em Minas Gerais.

As amostras devem ser entregues até o dia 29/08/2025. A primeira fase de avaliação e classificação acontecerá entre os dias 10/09 e 20/09/2025.