Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

ATeG chega para leite, café e mel no Sul de Minas

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE LAVRAS
24/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Agosto foi um mês e tanto para produtores do Sul de Minas que desejam receber a assistência técnica e gerencial com a chancela do SENAR. Três municípios receberam reuniões de apresentação do Sistema FAEMG sobre os Programas ATeG Balde Cheio, voltado para produtores de leite; ATeG Café+Forte, para cafeicultores; e ATeG Apicultura, para produtores de mel e derivados. Em comum, a grande expectativa de aprimorar a gestão e a produtividade das fazendas e, assim, aumentar a rentabilidade e a qualidade dos produtos.

Pecuária leiteira em Perdões

Na primeira semana de agosto, o Sindicato dos Produtores Rurais de Perdões organizou uma visita técnica a vários produtores rurais da região para mostrar o funcionamento do ATeG Balde Cheio. De acordo com o presidente do Sindicato, Danilo Vilela, a visita despertou grande interesse dos participantes em aderir ao próximo grupo e foi para eles a reunião de sensibilização feita na mesma época, na Câmara Municipal da Cidade. Quem conduziu a conversa foi o gerente regional do Sistema FAEMG em Lavras, Rodrigo Ferreira.

O gerente regional Rodrigo Ferreira, falando aos produtores de leite em Perdões

“Com o sucesso do primeiro grupo do ATeG Balde Cheio, ficou mais fácil contar com a ótima receptividade que tivemos dos produtores da região, o que aumenta a nossa responsabilidade, pois há uma grande expectativa para o início da próxima turma. Além disto, é notória a grande ajuda que o Programa traz na rotina no campo, com grande resultado na qualidade de vida dos produtores”, avaliou.

De acordo com o técnico de campo do ATeG Balde Cheio, Lucas Freire Pereira, o objetivo foi demonstrar que, além do bem-estar proporcionado pelo Programa, o trabalho executado pode trazer grande contribuição com conhecimento técnico. “Isso é muito útil no dia a dia e importante para auxiliá-los na prática de suas atividades. Desde já, deixo o meu agradecimento aos produtores rurais que aceitaram ao nosso convite. A participação deles é sempre muito ativa e colaborativa”, destacou Lucas.

O presidente do Sindicato, Danilo Vilela (com o microfone)

Apicultura em Candeias

Candeias foi outro município a conhecer melhor o ATeG este mês. A reunião de sensibilização do ATeG Apicultura reuniu 38 interessados na proposta. O analista de desenvolvimento regional do Sistema FAEMG que conduziu a conversa, Aluízio Guimarães, conta que a oportunidade foi muito proveitosa e os interessados puderam tirar suas dúvidas.

“A reunião aguçou mais o interesse dos produtores de mel da região. Foi muito interessante a forma de abordagem do Sindicato, que trouxe testemunhos de participantes do ATeG Café+Forte mostrando os benefícios do Programa”, acrescentou.

De acordo com o agente de desenvolvimento rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Candeias, Antônio Carlos Salviano, o Arapinha, a reunião foi muito satisfatória, com a perspectiva de dar início aos trabalhos em breve. “A expectativa está boa, inclusive o técnico já chegou para começar os trabalhos com o curso de Produção de Geleia Real e Rainhas”, revelou.

Sede do Sindicato ficou lotada para a reunião

Fortalecimento da cafeicultura em Boa Esperança

No município, já tradicional pela produção de cafés, mais de 20 produtores participaram da reunião de sensibilização do ATeG Café+Forte promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança, o Sindiboa, para mostrar como o programa pode melhorar ainda mais a qualidade e lucro com os grãos.

De acordo com o supervisor do Programa, Guilherme Ferreira Marques, são vários os benefícios que o produtor rural poderá receber. “O Programa dará suporte para o produtor em todas as ações durante o ano agrícola e o técnico acompanhará de forma mensal, ajudando desde a organização do manejo até a gestão da propriedade. Com a assistência técnica, o produtor conseguirá enxergar a sua atividade como uma empresa rural e com maior rentabilidade”.

Reunião no Sindiboa

O agente de desenvolvimento rural do Sindiboa, Rogério Schiavoni, conta que esse é o segundo grupo do ATeG Café+Forte no município. “O primeiro grupo está recebendo atendimento há um ano e meio. Esse segundo contará com 30 participantes que estão animados, querendo muito participar”.

O acompanhamento será feito pela técnica de campo Raiane Rafaela Gonçalves. Ela já iniciou os trabalhos e ressalta a importância da gestão. “Além da assistência técnica, o produtor receberá a assistência gerencial, que muitas vezes ele deixa de lado e se torna um gargalo na propriedade. Ele pode fazer tudo certo, mas, sem planejamento, sem gerenciamento, ele não sabe se realmente está tendo um custo-benefício bom daquilo que vem fazendo”.

A técnica Raiane (à frente) com casal atendido pelo ATeG Café+Forte

A cafeicultora Dilselena Vilela Lemos já recebeu a visita de Raiane e espera que o ATeG Café+Forte possa contribuir com um gerenciamento adequado e novas técnicas para o manuseio da lavoura de café. “Na primeira reunião, os técnicos já demonstraram competência e responsabilidade com o trabalho que executarão conosco neste período de quatro anos”, elogiou.