Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Boas práticas para cultura de cana-de-açúcar

CARTILHA
ESCRITO POR ASCOM
10/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A produção de cana-de-açúcar está intimamente ligada a uma cadeia produtiva altamente eficiente, em que a matéria-prima é base para alimento, energia e combustíveis.

O produtor rural tem papel fundamental nesse desafio: obter eficiência produtiva no seu negócio, valorizando as pessoas e aproveitando os recursos da natureza de forma sustentável. O Sistema FAEMG, representante legal dos produtores rurais mineiros, e a SIAMIG, representante das unidades industriais sucroenergéticas de Minas Gerais, prepararam esta Cartilha de Orientações Trabalhistas no Cultivo de Cana-de-açúcar, para passar, de forma simples e clara, as regras e boas práticas trabalhistas, de segurança e saúde para os produtores e usinas.

Ressalta-se que este material não tem a pretensão de substituir o estudo pleno e aprofundado da legislação trabalhista e das normas de saúde e segurança. Seu objetivo é orientar os produtores de cana-de-açúcar sobre o atendimento à legislação trabalhista vigente. A publicação faz parte do Programa Produtor Responsável, desenvolvido pelo Sistema FAEMG para auxiliar o produtor rural na melhoria da gestão da sua propriedade no que se refere aos cumprimentos dos normativos trabalhistas e ambientais, evitando autuações e multas desnecessárias em questões socioambientais. Pretende-se, ainda, estimular a adoção de boas práticas pelos produtores de cana-de-açúcar, promovendo a sustentabilidade no campo, que consiste em se atingir resultados econômicos satisfatórios, com o respeito ao ambiente e aos direitos humanos.

Boas práticas para a cultura de  cana-de-açúcar
Cartilha de orientações I Dicas trabalhistas 1ª Edição - 2022
FAÇA O DOWNLOAD DA CARTILHA AQUI