Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Circuito de Treinamento Agro em Entre Rios de Minas

TREINAMENTO
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
28/12/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sistema Faemg Senar, em parceria com o Banco do Brasil, realizou, no dia 20 de dezembro, na Câmara Municipal de Entre Rios de Minas, mais uma edição do Circuito de Treinamento Agro.

O instrutor do Senar José Geraldo Machado apresentou a o método 5S, um programa de organização que tem origem no Japão e aborda os cinco passos para o sucesso organizacional: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seisou (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de disciplina).

“A recepção do público foi excelente, eles estavam muito abertos ao conhecimento que levamos, fizeram muitas perguntas e entenderam que a gestão com a ferramenta 5S pode ser uma vacina contra o desperdício na produção”, explicou.

Método 5s ensina sobre organização da empresa e combate ao desperdício

 O desperdício na atividade leiteira pode se apresentar de diversas formas: na perda de produto, na diminuição da qualidade por conta de doenças e manejo errado, na mão-de-obra, alimentação e insumos. O controle dessas perdas pode melhorar o desempenho na atividade.

“Nós falamos muito sobre o desperdício na cadeia do leite. Eu comparo o desperdício com o mato numa plantação de milho, se não cortar, ele toma conta de tudo. As perdas são verdadeiros ralos de recursos financeiros do produtor. Tampando esses ralos, o bolso de quem produz agradece”, afirmou o instrutor do Senar Minas José Geraldo.

Ainda foram apresentadas informações sobre plano de negócios, financiamento e crédito rural com o assessor do Banco do Brasil Jairo Gallo.

“Trouxemos linhas de crédito voltadas para o PRONAF, pois aqui temos foco no agricultor familiar com programas voltados para a região, mas oferecemos linhas de crédito para todas as categorias de produtores rurais. O produtor, às vezes, tem receio ou desconhecimento de que existem linhas adequadas para as finalidades dele e de sua propriedade”.

Público se reuniu no auditório da Câmara Municipal

 

Participantes da bovinocultura do leite

O evento foi destinado aos produtores de leite e reuniu 30 participantes. Soraya Santos achou que a forma de apresentação do conteúdo ajudou muito na compreensão e na possível aplicação do método.

A troca de informação, passando para o dia a dia do produtor, é mais fácil para assimilar. E os vídeos de algumas ações nas fazendas foram brilhantes. Percebi muita disposição do pessoal do Sistema Faemg Senar e do Banco do Brasil em sanar dúvidas e esclarecer o que fosse necessário. Eu gostei de ter participado. Tudo muito bem estruturado e a facilidade da alimentação também foi excelente.

Amanda Belo é produtora rural e técnica de campo do ATeG no município de Entre Rios há cinco meses. Além de participar do evento, ela convidou os produtores para o curso.

“O evento foi muito proveitoso para todos! Como técnica e também como produtora rural, refleti sobre a gestão e o planejamento da minha propriedade e das que atendo como técnica. O circuito de treinamento agro gerou novas ideias e mostrou oportunidades que muitos produtores não conheciam. Além disso, o evento proporcionou uma troca de experiência entre os próprios produtores, tornando o evento ainda mais enriquecedor”, afirmou Amanda.

Essa foi a última edição do ano do Circuito de Treinamento Agro na região.