Movimentação de mercado e iniciativas de incentivo à produção e defesa do setor estiveram em pauta na tarde desta terça (17/5), na sede do Sistema FAEMG, em BH. Os membros da nova Comissão Técnica de Cana-de-açúcar do Sistema FAEMG se reuniram presencialmente pela primeira vez na sede da entidade, em BH.
“A produção de energia a custos competitivos e com baixo impacto no meio ambiente é um grande desafio. E para apoiar o setor produtivo, esta Comissão terá muitas frentes de trabalho. Quero destacar a importância do apoio que teremos do Sistema FAEMG para trabalharmos com muita eficiência e, de fato, promovermos ações de promoção e desenvolvimento para o setor”. – lembrou o presidente da CT de Cana-de-Açúcar, Márcio Guapo.
O andamento do Projeto de Lei Cbios Fornecedores foi um dos assuntos discutidos. Há previsão de que o PL seja colocado na pauta de votação na próxima semana. Entidades do setor defendem uma proposta para que ele inclua benefícios ao produtor, ampliando para 80% a remuneração para dados padrão. “O momento é de atenção e acompanhamento do desenrolar dos fatos, uma vez que os produtores de cana serão beneficiados diretamente por esta alteração”, destaca a analista de agronegócios do Sistema FAEMG, Ana Carolina Gomes.
Outros destaques foram o pagamento por mix próprio para usinas, o Projeto Sustentabilidade da Cana, as ações de prevenção contra incêndios e a Campanha de Marketing das Cadeias Produtivas do Agro Mineiro, desenvolvida pelo Sistema FAEMG.