Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Compra Estratégica: começa a entrega de 1.400 t de calcário

PROGRAMA COMPRAS COLETIVAS
ESCRITO POR CARLA ARANTES E DIEGO SOUZA, DE JUIZ DE FORA E GOVERNADOR VALADARES
08/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, INAES

Produtores rurais de diferentes municípios de Minas Gerais começaram a receber 1.357 t de calcário adquirido de forma coletiva pelo Programa Compra Estratégica. A negociação é feita pelo Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), com apoio dos sindicatos rurais. No total, esta compra deve movimentar mais de R$ 400 mil.

Na região de Barbacena, no Campo das Vertentes, a estimativa é que até o mês que vem sejam entregues quase 300 toneladas de calcário, produto usado para correção do solo. A produtora Isabela Salles, da cidade de Antônio Carlos, já recebeu uma carga e diz que a compra foi muito vantajosa e vai agilizar o plantio. “Agora a gente vai corrigir de 35 a 40 hectares de terra para plantar milho e silagem de milho”, conta Isabela.

No Leste do estado, as primeiras aquisições começaram a chegar e, entre os beneficiados, está Mírio Pedro Marques, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São João Evangelista, que adquiriu 28 toneladas de calcário. Para ele, o programa representa uma oportunidade concreta de ganhos para os produtores da região. “A compra coletiva garante preços mais acessíveis e condições melhores para todos. É uma ferramenta que traz economia e eficiência, fortalecendo nossos produtores e o sindicato”, destacou.

Outros dois produtores da comunidade de Cantagalo, extensão de base do Sindicato Rural de São João Evangelista, também receberam insumos, totalizando 36 toneladas de calcário.