Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Curso de Construção de Móveis Rústicos em Visconde do Rio Branco

OPORTUNIDADE DE RENDA
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
13/12/2021 . SINDICATOS, SENAR

Visconde do Rio Branco é um dos 22 municípios que compõem o polo moveleiro de Ubá. Cientes de que a mão de obra qualificada e a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade são diferenciais, o Sindicato do Produtores Rurais do município promoveu, neste mês, o novo curso do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS sobre Construção de Móveis Rústicos para aproveitamento de madeira.   

Os participantes aprenderam a identificar espécies de madeiras e a finalidade que terão na construção das peças, noções de segurança no trabalho e cuidados com a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), manuseio das ferramentas e acabamentos, como lixamento e aplicação de verniz, além de calcular a quantidade de materiais e o preço de venda dos móveis. A turma fabricou duas mesas e quatro bancos.

O instrutor Getúlio Caetano de Lima destacou que o mercado de móveis rústicos é crescente que, por vezes, a alta demanda causa escassez da matéria-prima, principalmente no meio urbano. Para o instrutor, o campo sai na frente nesse quesito, já que os materiais usados na construção desse tipo de mobília são facilmente encontrados nas propriedades. “Queremos despertá-los para a possibilidade de agregar valor ao que eles já têm, fomentando o aproveitamento de materiais, com técnica”. 

Avaliação 

O mobilizador do Sindicato, Clever José Cardoso, pontou que diversos produtores, trabalhadores e moradores das comunidades rurais têm afinidade com a carpintaria e se interessaram pela formação em busca de uma nova fonte de renda. “Tivemos um excelente resultado! Eles ainda são aprendizes e já fizeram lindos móveis. Há grande demanda na região pela profissionalização nessa área, e outra turma fará a curso em Visconde do Rio Branco de 13 a 17 de dezembro”.  

“Aprendi as técnicas e pretendo levar o curso adiante. Foi uma excelente formação”, afirmou o participante Yuri Reis.

“Pode parecer algo que mulheres não conseguem fazer, mas não é verdade. Provamos que podemos! Aprendi muito e me inteirei sobre as novidades. A atenção do instrutor fez a diferença em todas as etapas de construção do conhecimento”, disse a participante Maria Aparecida de Jesus Ferreira.

“Tinha curiosidade para saber como era o mundo da marcenaria, gostei e já vou colocar em prática. O instrutor nos deu muitas dicas de como seguir na atividade. O Sistema FAEMG está nos abrindo muitas portas e nos ajudando a empreender para crescer da maneira certa e com honestidade”, destacou o aluno Renato Figueiredo.