Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Derivados de leite de cabra na merenda escolar

PROGRAMA ATEG
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
11/08/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema Faemg Senar, está transformando a caprinocultura em São Domingos do Prata, na região central de Minas Gerais. A atividade, antes pouco expressiva no município, ganhou destaque e está se tornando referência na região. Com foco na comercialização, um grupo de nove produtores do município, entre atendidos e egressos do ATeG, uniu-se para viabilizar a produção e a venda dos derivados lácteos para a merenda escolar. Para isso, comprou um tanque rodoviário de 500 litros e um tanque pasteurizador de 150 litros.

A primeira venda, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), já foi fechada. Serão 525 litros de iogurte para escolas estaduais de São Domingos do Prata. A primeira entrega, de 120 litros, será neste mês. O grupo também participou de chamada pública da Prefeitura de Dom Silvério e deve oferecer 10 mil unidades de 200 ml de iogurte para a rede municipal de educação e está em negociação com a Prefeitura de Rio Piracicaba para fornecer o produto a creches da cidade.

Iogurte de leite de cabra na merenda escolar

O casal de produtores Flávia Motta, atendida pelo ATeG Agroindústria Derivados Lácteos, e Geraldo Barbosa, egresso do ATeG Ovinocapronocultura de Leite, com ajuda do filho Cassiano, são os responsáveis pela fabricação dos produtos. Os outros produtores contribuem fornecendo o leite de cabra para a agroindústria, no transporte da matéria-prima e na comercialização dos derivados, como explica o técnico do ATeG, Evandro Ferreira. “O grupo firmou um compromisso de participação ativa na produção, assumindo o Custo Operacional Efetivo (COE) da atividade de agroindústria, recebendo R$ 4 por litro de leite produzido e participando do lucro futuro”.

Mudança

Para Geraldo, o ATeG ensinou a trabalhar com profissionalismo. Comecei sem saber nada sobre a atividade e achando difícil, mas, com a assistência e os cursos, estamos conseguindo manter a produção de leite e investindo na comercialização”.

O casal fabrica os produtos em uma agroindústria arrendada, que já tem o Selo de Inspeção Municipal (SIM). A produtora Flávia Motta enfatizou que as orientações que recebe no ATeG Agroindústria fazem a diferença na produção. É ela quem trabalha no beneficiamento do leite. “Não sabia nada sobre as normas de funcionamento, mas, com o ATeG, começamos do jeito certo e com qualidade”. As receitas do empreendimento foram aprendidas em um curso do Sistema Faemg Senar.

Os produtores Geraldo e Flávia com o filho Cassiano

Atualmente, a família tem 11 animais em lactação e pretende, junto ao grupo, ajustar a produção de leite à demanda da agroindústria. “Estamos unidos para alcançar o objetivo de ter mais lucro para todos”, afirmou Geraldo Barbosa.

Além da merenda escolar, o grupo vende queijo fresco de cabra e iogurte em feiras e eventos. Em julho, os produtos do grupo estiveram no Empório do Sistema Faemg Senar na Semana do Fazendeiro e, segundo a técnica de campo do ATeG Agroindústria, Caroline Campos, a experiência superou as expectativas.

“Vendemos tudo que levamos. A produção ainda é pequena, mas mostramos aos produtores que é possível alcançar grande mercado. O trabalho que temos feito é desmistificar o produto. Todos que provam gostam e compram”.

Técnicos do ATeG, Evandro e Caroline, representaram os produtores no Empório Faemg Senar

Exemplo

Para a técnica de campo, o grupo de produtores de São Domingos do Prata é exemplo da importância do ATeG. “Eles estão trabalhando em todo o processo produtivo, até a comercialização, com auxílio do Sistema Faemg Senar na estruturação da atividade. Estão empenhados em acertar, utilizando boas práticas para se posicionarem no mercado com produtos de qualidade”.

O agente de desenvolvimento rural da AAPISPRATA, João Batista Lima, reforça que os produtores também passaram por treinamentos do Sistema Faemg Senar sobre manejo, produção artesanal de derivados lácteos/leite de cabra, associativismo e gestão. “Promovemos o desenvolvimento da atividade no município e na região usando todo o ciclo proposto pela metodologia do Sistema Faemg Senar”, destacou.

ATeG na região

São Domingos de Patra foi o primeiro município do estado a receber o ATeG Ovinocaprinocultura, e os produtores atendidos conseguiram se consolidar na produção do leite de cabra e na organização da atividade.

O primeiro grupo terminou em 2022 e, atualmente, o município tem mais dois grupos em andamento: um grupo com 30 produtores da ovinocaprinocultura leiteira e um grupo do ATeG Agroindústria Derivados Lácteos/Leite de Cabra, que atende 20 produtores de São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Dionísio, Dom Silvério e Sem Peixe.

Prestes a completar um ano, o desempenho do grupo de ATeG Agroindústria é bem avaliado pela técnica. “Temos alguns produtores em processo de certificação do SIM. São pequenos produtores que não viam viabilidade na pecuária e partiram para a agroindústria de pequeno porte que estão progredindo com o programa”, comentou.