Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Dia de Campo com sete palestras em Monte Azul

ATEG BALDE CHEIO
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
05/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Nesta quarta-feira (6), o Sistema FAEMG/SENAR/INAES promove o Dia de Campo do ATeG Balde Cheio em Monte Azul. Haverá sete palestras no evento, que vai reunir bovinocultores do Norte de Minas para debater sobre a produção de leite no semiárido mineiro. A cadeia produtiva tem grande importância social e econômica na região.

Este será o segundo Dia de Campo na regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Montes Claros neste ano. O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Bruno Rocha de Melo, e o coordenador do ATeG Balde Cheio, Rafael Rocha, estarão presentes. “Será o último grande evento do ano na regional. Preparamos palestras relevantes e temas atrativos para o produtor. Esperamos um grande número de partiicpantes para compartilhar conhecimento”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Montes Claros, Dirceu Martins. 

Toda a programação será na Fazenda 2W, uma das propriedades de referência na região e que vem crescendo cada vez mais desde a chegada do Programa ATeG Balde Cheio. No local, o produtor Wemerson Ramon adotou diversas tecnologias, como a estratégia do pastejo rotacionado, em que, a cada dia, o animal se alimenta onde o capim está no ponto de colheita, com maior valor nutritivo. Ações como essa garantiram o aumento da produção, melhoria do manejo dos animais e da qualidade do leite e tornou o negócio mais sustentável. 

Esse caso de sucesso será um dos temas abordados no Dia de Campo. “Temos três sistemas de pastejo rotacionado. Nessa área, estamos conseguindo tirar quase 500 litros de leite. Estamos tendo excelentes resultados”, afirmou o produtor.

Palestras

O evento começará às 9h, com recepção dos convidados e café da manhã. A estrutura respeitará todos os protocolos para o combate à covid-19. Logo após o café, a palestra de abertura será feita por Christiano Nascif, com o tema “Indicadores Técnicos e Econômicos Determinantes para Ganhar Dinheiro com a Atividade Leiteira”.  

Também integram a programação palestras sobre manejo de pastagem e nutricional, cria e recria de bezerros, e nutrição animal, explorando, entre outros assuntos, o uso da palma forrageira. Todos os temas serão conduzidos por técnicos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e pesquisadores da área. 

O Dia de Campo é promovido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES e Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Azul, com apoio da Prefeitura e outros parceiros.