Produtores de morango tiveram a oportunidade de se capacitar e melhorar seus conhecimentos para o cultivo da fruta no 1º Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Fruticultura em Alfredo Vasconcelos, no Campo das Vertentes. Cerca de 80 agricultores participaram do evento, realizado pelo Sindicato Rural de Barbacena nesse sábado (26).
“Falamos sobre a importância de se sindicalizar e o que o Sistema Faemg Senar pode oferecer. Pudemos ver produtores engajados e que melhoraram suas vidas por meio do ATeG”, afirmou o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia.
O evento ocorreu no sítio do produtor Sidney Garcia, assistido pelo ATeG, que se diz orgulho de seus resultados, especialmente vendo sua propriedade ser exemplo para outros agricultores. “A qualidade do nosso produto melhorou 100%. Só nesta semana, colhi duas vezes. Foram quase 800 caixas. Também tivemos uma economia de 50% só em mão de obra nessa colheita por fazermos o cultivo suspenso”, acrescentou.
Já Julimeire Santos produz morango há menos de ano e saiu de Santos Dumont para aprender novas técnicas de cultivo. “O morango tem um valor bem melhor de venda do que as hortaliças, e tenho interesse em vender para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) na minha cidade”, afirmou.
Mais conhecimento
Além da apresentação dos resultados dos produtores, a programação incluiu uma imersão na cadeia do morango com o consultor agrônomo Ronaldo Herculano, que apresentou técnicas eficientes de cultivo, como apresentar o produto ao consumidor final, informações de mercado e projeção para os próximos anos.
“Tivemos muito apoio para transformar este em um grande evento. Trouxemos o melhor consultor de cultivo de morango do país, para apresentar ótimas informações para essas pessoas. Superamos nossas expectativas mais otimistas de público e conteúdo”, destacou o técnico de campo Humberto Baungartem, um dos organizadores da ação.
“Este é um evento que reúne pessoas de diferentes localidades e com experiências diversas, que ajudam na troca de informações sobre a produção do morango. Cumprimos nosso papel, que é estar junto ao produtor, levando conhecimento e melhorando a qualidade de vida dele”, afirmou o gerente regional do Sistema Faemg Senar na região, Emerson Simão.
“O Sicoob Credivertentes nasceu como uma cooperativa de crédito rural, então temos o agro em nossa base, no nosso sangue. Por isso, estamos sempre presentes em todos os eventos que temos oportunidade, mais próximos ao associado, que é o dono da cooperativa”, disse o gerente de negócios do agronegócio da instituição, Rogério Ladeira.
Também estiveram presentes no Dia de Campo o presidente do Sindicato, Rubens Lobato, e o supervisor técnico do ATeG Fruticultura, Altino Júnior.