Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Mulheres e Jovens Construindo o Futuro do Agro em Barbacena

PRODUTOR DO FUTURO
ESCRITO POR CARLA ARANTES DE JUIZ DE FORA
08/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sindicato de Produtores Rurais de Barbacena realizou no dia 5 de setembro, encontros com dois públicos muito importantes e que estão cada vez mais valorizados no agro: mulheres e jovens. A gerente da Gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, conversou com produtoras rurais, técnicas de campo, profissionais e estudantes sobre a participação não apenas no campo, mas também no planejamento, contabilidade, comercialização e todas as fases que envolvem o trabalho nas propriedades.

“A proposta é mostrar o que é o Sistema, tudo o que oferecemos para ajudar na formação delas, além da necessidade delas criarem uma rede de conexão, de se fortalecerem, de buscarem conhecimento”, explica Silvana.

Julimeire Santos saiu de Santos Dumont e foi até Barbacena para participar do encontro. Ela é produtora de morango, atendida pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar e vê na reunião a oportunidade de trocar experiências com outras produtoras. “Isso ajuda muito no nosso dia-a-dia. Às vezes você está passando por uma coisa que um outro colega produtor também enfrenta, mas ele já conseguiu superar. Com isso você vai aprendendo”, diz Julimeire.

Para o presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Rubens Áureo Lobato, a participação das mulheres contribui muito para o aumento da renda familiar. “A mulher trabalha com muita eficiência no campo e ainda tem outras preocupações com a família, com a educação dos filhos, com os cuidados com a casa. Por isso trazemos aqui informações importantes sobre direitos e deveres das mulheres”, afirma Rubens.

Sucessão em pauta

O tema sucessão rural também foi tratado com os jovens da região e é considerado um dos grandes gargalos do agro. “Muitos pais não criaram os filhos mostrando o valor daquilo que eles fizeram”, explica Silvana Novais, “então há um vazio nas propriedades nessa continuidade”. O objetivo do encontro é mostrar que com o agro é possível ter uma vida de qualidade.

Existe também a preocupação com a formação, uma vez que os jovens têm mais facilidade com tecnologias e acesso à educação formal. Daí, surge a necessidade de criar uma melhor relação entre pais e filhos no campo, para que os mais velhos entendam que o jovem tem muito a contribuir e que os jovens percebam o quanto podem aprender com a experiência dos antecessores.

“Antigamente, os pais falavam com os filhos para irem estudar fora e ficar nas grandes cidades para trabalhar. Hoje não, eles se formam e voltam para as propriedades com as tecnologias, com os conhecimentos, melhorando cada vez mais a renda, os ganhos das propriedades”, afirma Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, que também esteve presente no evento em Barbacena.