Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Encontro de presidentes e ADRs reforça diretrizes e tira dúvidas

SEMANA DO FAZENDEIRO
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES E LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
17/09/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

As principais ações do Sistema Faemg Senar, orientações previdenciárias, experiência de sucesso de sindicatos e o laboratório de inovação foram alguns dos temas abordados no encontro que reuniu presidentes de sindicatos dos produtores rurais, entidades cooperadas ao Senar Minas e agentes de desenvolvimento rural da regional ligados ao escritório de Viçosa, nesta terça-feira (17/9).

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, enfatizou a importância da união do setor. "Nossa missão é fazer com que os homens e mulheres do campo sejam alcançados por nós. Encontros como este são importantes para que possamos continuar trabalhando alinhado e com compromisso com o nosso povo".

O vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, falou sobre a atuação do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) pelo desenvolvimento do agro. "Estamos implementando parcerias e convênios. Começamos o Genética em Campo para o produtor melhorar o seu rebanho. Também vamos iniciar um processo de compras coletivas, um grande feito para diminuir os custos e continuar nas nossas atividades. Vamos começar com projetos pilotos e alinhar com os nossos sindicatos para que os participantes da compra sejam associados".

O vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes, reforçou a importância das entidades apresentarem os seus pleitos e apoiarem quem apoia o agro. "Precisamos conversar com os candidatos, apresentar nossas demandas e eleger prefeitos e vereadores que têm compromisso conosco".

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, destacou ações da regional, como o projeto de associação de fruticultores de Paula Cândido, projeto de compras coletivas, grupos do Programa ATeG em Silvicultura pioneiros no estado, grupos de ATeG e ações em parceria com o IMA no polo de piscicultura ornamental em Muriaé e região, polos EaD do Sistema em Alvinópolis e Manhuaçu e o Agro Maker Lab em Viçosa. Também reforçou orientações e perspectivas futuras. "Vamos trabalhar unidos e integrados para que 2025 se traduza em modernização, inovação, impacto no campo e fortalecimento do nosso Sistema para mais renda, qualidade e transformação de vidas".

Orientações previdenciárias

A gerente da Assessoria Jurídica, Mariana Maia, explicou e tirou dúvidas sobre seguridade social, contribuinte individual, segurado especial, formas de contribuição e aposentadoria rural, além da parceria do Sistema Faemg Senar com o INSS que viabiliza que os produtores solicitem benefícios previdenciários por meio dos Sindicatos os Produtores Rurais.

Caso de sucesso no sindicato

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Lima Duarte, Olivier Campos, que também é vice-presidente da Faemg, e o secretário administrativo do SPR, Edinho, apresentaram a experiência bem-sucedida do sindicato junto ao Programa de Assistência Gerencial aos Sindicatos de Produtores Rurais (AGSPR).

"O produtor não sai de lá sem resposta. Ele precisa de auxílio e nós fazemos isso prestando serviços e atendimentos de qualidade. O sindicato é administrado como uma empresa. Temos um sistema de controle financeiro eficiente, gerente administrativo competente e uma diretoria participativa com pessoas comprometidas com o Sistema Faemg Senar, que é o que o produtor merece e precisa".

Agro Maker Lab

O gerente regional do Sistema em Viçosa, Marcos Reis, a coordenadora de Educação Formal do Sistema, Tércia Almeida, e a diretora executiva tecnoPARQ/UFV, Adriana Faria, falaram sobre o Agro Maker Lab. Resultado de uma parceria entre as instituições, o laboratório é um ambiente de aprendizado, experimentação, aplicação e criação de soluções provenientes de estudantes, empreendedores, pesquisadores e da comunidade de Viçosa e região.

"Oferecemos novas possibilidades de atuação no agronegócio. Precisamos aproximar os produtores da tecnologia e da inovação e transformar ideias em protótipos. Os Sindicatos podem trazer as demandas, agendar visitas e utilizar o espaço", disse o gerente regional Marcos Reis.

Tércia Almeida destacou que o espaço é uma possibilidade importante para os estudantes de cursos técnicos e de toda a comunidade e reforçou que "o Sistema Faemg Senar está trabalhando coletivamente para reunir informações e solucionar as demandas dos produtores rurais".

"Os sindicatos podem oferecer o serviço de assessoria tecnológica para seus associados. No laboratório conseguimos validar, rapidamente, tecnologias, produtos e inovações principalmente para os produtores rurais”, orientou a professora Adriana.