Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Encontro reúne 400 mulheres do agro em Teófilo Otoni

LIDERANÇA FEMININA
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, GOVERNADOR VALADARES
08/03/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Evento reuniu produtoras rurais de 40 municípios da região

O 1º Encontro de Mulheres do Campo reuniu cerca de 400 participantes de 40 municípios dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha, São Mateus e Rio Doce na manhã deste sábado (08/03), no Expominas, em Teófilo Otoni. O evento, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, em parceria com o Sistema Faemg Senar, destacou o protagonismo feminino no agronegócio, com palestras sobre inovação, sustentabilidade, gestão rural e saúde emocional. Quase 1 milhão de propriedades rurais no Brasil são dirigidas por mulheres, segundo o último Censo Agropecuário feito pelo IBGE.

Durante a abertura, o presidente do SPR de Teófilo Otoni e vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Rodrigo Viana Lorentz, deu as boas-vindas às participantes.

Para a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, a mobilização feminina fortalece o agro. “O evento superou nossas expectativas. Ver mulheres de tantos municípios reunidas mostra a força feminina no campo. Queremos que elas se tornem protagonistas em suas propriedades e dentro dos sindicatos, garantindo a continuidade do setor com inovação e sustentabilidade.”

A diretora do Sindicato Rural de Teófilo Otoni, Guerthana Neiva, ressaltou a importância da presença feminina no setor agropecuário. "Estamos mostrando que a mulher pode e deve ocupar seu espaço no campo, com qualificação e autonomia. O agro precisa dessa força feminina para crescer com mais sustentabilidade e inclusão."

Já a instrutora e produtora rural Teí Gazzinelli destacou a necessidade de fortalecer a rede de apoio entre as mulheres do campo. “Esse evento é apenas o começo. Precisamos seguir com reuniões e ações constantes para que essas mulheres tenham voz e consigam se fortalecer dentro do agro.”

Sustentabilidade, gestão rural e saúde mental foram alguns temas abordados durante o encontro

Saúde emocional no agro

A instrutora Valéria Gandra abordou a importância da saúde emocional para a qualidade de vida das mulheres do campo. "Muitas enfrentam uma rotina exaustiva e, às vezes, não se permitem parar e cuidar de si. A saúde emocional é essencial para que consigam se desenvolver e alcançar seus objetivos."

A produtora rural Renata Freitas, que atua na bovinocultura de leite em Itambacuri, conta que ouvir histórias de superação é um incentivo. "Saber que outras mulheres enfrentam desafios semelhantes e conseguem crescer nos dá mais força para seguir em frente."

A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, ressaltou a necessidade de discutir sustentabilidade de forma acessível. “É fundamental que as mulheres do campo tenham acesso a informações técnicas e estratégicas que contribuam para a evolução do agro. Esse evento foi um momento de troca e aprendizado para todas nós.”

O presidente do SPR de Teófilo Otoni e vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Rodrigo Viana Lorentz, dando as boas-vindas às participantes

Além das palestras, o encontro promoveu um levantamento de demandas das participantes, que serão encaminhadas aos Sindicatos dos Produtores Rurais e Administrações Regionais. A programação incluiu brindes, sorteios e homenagens, reforçando o compromisso com o fortalecimento da atuação feminina no agronegócio.