Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Etanol impulsiona a descarbonização do país

MOVIDO PELO AGRO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
09/10/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Com Lei do Combustível do Futuro, que incentiva o uso de combustíveis limpos e renováveis no Brasil, Movido pelo Agro - Etanol ganha ainda mais relevância

O Brasil deu um passo decisivo em direção à descarbonização do setor de transportes com a sanção da Lei do Combustível do Futuro (PL 528/2020), que incentiva o uso de combustíveis limpos e renováveis. Essa nova legislação representa uma oportunidade estratégica para o agronegócio, especialmente para Minas Gerais, que se destaca como pioneiro na produção de biocombustíveis como o etanol.

A nova lei abre portas para o desenvolvimento de novas tecnologias e combustíveis, como hidrogênio verde, biodiesel, biometano, biogás e bioquerosene de aviação. Segundo a gerente de sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, essa diversificação da matriz energética oferece uma gama de oportunidades para o produtor rural, que poderá participar de novos mercados e tecnologias.

“Com a aproximação da COP30, que será realizada em 2025 no Brasil, teremos a chance de liderar o debate global sobre bioenergia e sustentabilidade. Juntamente com outras nações agrícolas tropicais, o Brasil pode pavimentar o caminho para metodologias e diretrizes mais robustas na produção sustentável de energia, consolidando o papel do agronegócio na descarbonização global”, explica a gerente.

Movido pelo Agro - Etanol

Neste cenário promissor, o "Movido pelo Agro - Etanol", criado pelo Sistema Faemg Senar em parceria com a Siamig Bionergia, ganha relevância. Lançado em 2023, o projeto tem como objetivo valorizar o etanol, combustível renovável e limpo, além de fortalecer o papel dos produtores rurais na transição energética do país. Desde o seu lançamento, o projeto atraiu parceiros e alcançou outros estados, como Mato Grosso do Sul, Goiás e em breve será lançado no Paraná, tornando-se um movimento nacional.

“Por ter papel fundamental na diminuição das emissões de CO2, o etanol pode ser considerado combustível do futuro. Enquanto um quilômetro rodado de gasolina emite para o meio ambiente algo em torno de 0,185 gramas de gases do efeito estufa, a mesma quilometragem percorrida com etanol emite cerca de 65% menos. Além disso, parte das emissões do etanol é compensada pela cana-de-açúcar, que absorve o dióxido de carbono da atmosfera por meio da fotossíntese. Mais uma vez, a agropecuária traz solução para a melhoria do meio ambiente, contribuindo para diminuir a poluição do ar”, diz o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.