Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Movido pelo Agro na COP29

MOVIDO PELO AGRO
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
19/11/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Em um evento que marca a importância da agropecuária de Minas Gerais na luta contra as mudanças climáticas, o Sistema Faemg Senar apresentou na COP29, em Baku, no Azerbaijão, o portal "Movido pelo Agro" ( www.movidopeloagro.com.br ). A iniciativa, lançada durante o painel que discutiu o tema “Economia Circular no Agronegócio: Práticas e Estratégias para a Sustentabilidade e Resiliência”, foi apresentada pela gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, que integra delegação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) no evento.

Estrategicamente apresentado no Dia da Agricultura, data temática para debater a importância da agropecuária para a segurança alimentar, energética e para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o objetivo do Movido pelo Agro é promover o uso do etanol como combustível renovável e estimular a economia circular no setor.  Mariana Ramos, destacou a importância do etanol como ferramenta para mitigar as mudanças climáticas. “O agro tem na sua essência a economia circular. Por isso, estamos aproveitando a oportunidade para lançar aqui, na COP 29, um movimento de Minas para o Brasil e para o mundo, chamado ‘Movido pelo Agro Etanol’”, afirmou.

Em sua apresentação, Ramos reforçou a importância do etanol para a economia brasileira e para a geração de empregos. “O presidente Antônio de Salvo, ao assumir a liderança do Sistema Faemg Senar, trouxe uma nova perspectiva para o setor, questionando o uso da gasolina em um estado com tanta possibilidade de energia renovável. Essa visão, alinhada com o nosso compromisso com a sustentabilidade, impulsionou a criação do programa 'Movido pelo Agro'. Em Minas Gerais, com 97% da matriz elétrica renovável e a preservação de 30% matas nativas dentro dos imóveis rurais, o etanol se torna uma escolha natural e estratégica para fortalecer os produtores rurais e contribuir para um futuro mais sustentável', afirma Mariana."

A gerente de Sustentabilidade,  Mariana Ramos, apresenta na COP29 o portal do Programa Movido pelo Agro 

Calculadora online mostra as vantagens do etanol

Para facilitar a compreensão dos benefícios do etanol, o portal "Movido pelo Agro" disponibiliza uma calculadora que permite ao consumidor comparar os custos e os impactos ambientais do etanol em relação à gasolina. "É preciso mostrar ao consumidor a economia circular que acontece nesta cadeia. A calculadora ajuda a fazer a conta e mostrar como o etanol é competitivo. Usar o etanol é contribuir para uma política de descarbonização e o consumidor precisa saber disso", explicou Mariana Ramos.

Adesão de outras federações 

O movimento “Movido pelo Agro” tem ganhado adesão de outras federações, como a Famasul (Mato Grosso do Sul) e a Faeg (Goiás). A iniciativa demonstra a força do setor agropecuário brasileiro na busca por soluções sustentáveis para o planeta.