Nem o tempo nublado impediu as vendas dos 14 produtores rurais participantes da Feira Segura promovida pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em Sabinópolis, na última sexta-feira (23). Segundo levantamento da mobilizadora pelo Sindicato Rural do município, Luciane Goebel, o resultado foi positivo e o volume médio das vendas foi de R$2.000,00, o equivalente a 70% dos produtos ofertados.
Cerca de 170 pessoas visitaram o evento, das 6h às 13h, na antiga rodoviária. Os feirantes seguiram as normas ensinadas nas oficinas Cuidados em Tempos de Covid-19 e Higiene dos Alimentos, mnistradas antes da feira pelo SENAR MINAS. O gerente regional do Sistema FAEMG em Sete Lagoas, Harrison Belico, acompanhou de perto o evento e destacou que percebeu as pessoas mais seguras para comprar: "especialmente os mais idosos, que não podiam sair de casa por causa do risco da doença".
Aprovação do público
A mobilizadora destacou que a receptividade foi muito positiva. “A organização, a limpeza, os cartazes, banners, dentre outros fatores, foram elogiados tanto pelo público, quanto pelos próprios feirantes, que demonstraram interesse em continuar adotando as medidas de segurança e higiene”, disse Luciane.
Na avaliação do presidente do Sindicato Rural de Sabinópolis, Frank Barroso, o evento foi um sucesso, desde o envolvimento dos parceiros, treinamento até as estratégias de segurança para comercialização, em tempos de pandemia. “Em conversa com alguns clientes, eles contaram que ficaram muito satisfeitos com o novo estilo de organização das barracas, disposição dos produtos, informação nos rótulos e embalagens. Agradeço ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES por mais essa parceria”, comemorou.
“Não tem comparação. Esse novo formato traz mais confiança nas vendas. Aprendemos a ter cuidado não só com a gente, mas com os clientes também”, disse Sibele Aparecida Gomes Machado, feirante (na foto abaixo) que levou para a feira urucum, temperos, conservas e pé de moleque.
O evento contou, também, com a presença do prefeito de Sabinópolis, Nirley de Pinho Tavares; a instrutora Paula Figueiredo, e o secretário de agropecuária do município, Helberth Barroso.
Adesão de outros municípios
Nesta semana, a Feira Segura esta semana chega, também, a Curvelo (28), na Avenida Integração, e Inimutaba (31), na Rua Santo Hipólito (feirinha do Centro), das 7h às 11h. Cerca de 50 feirantes participam dos eventos.