“Garantir uma formação para a vida”. Essa foi a frase que a coordenadora-geral da educação integral e profissional da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Andrea Botelho de Abreu, utilizou para definir, em reunião com gerentes do Sistema Faemg Senar, nessa quarta-feira (25/1), a importância da formação integral para docentes e estudantes da rede pública de ensino. As gerentes do Sistema Faemg Senar Cristiane Trigueiro e Liziana Rodrigues apresentaram os programas e os cursos ofertados. A ideia é que haja uma aproximação entre as instituições para contribuir com a evolução do processo de ensino-aprendizagem dos docentes e com o desenvolvimento dos estudantes mineiros.
Aproximação
“Colocamos à disposição do Estado todas as nossas ações e atividades para contribuir com a qualidade do ensino em Minas Gerais. Também externamos nosso desejo de colaborar com a construção do 5º itinerário formativo do ensino médio, que é o profissionalizante, e está sendo desenvolvido pela SEE”, disse a gerente pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro.
Ela pontuou, ainda, que a intenção é levar o Sistema Faemg Senar para dentro das escolas. “Encerramos a reunião com o sentimento de que uma conexão foi estabelecida. No entanto, temos a certeza de que outros encontros e conversas acontecerão com a expectativa de atuarmos em conjunto pela educação profissional e em favor da juventude do meio rural.
Capilaridade
Em 2022, os cursos e os programas do Senar Minas, a exemplo do Semeando, Transformação em Jogo e do projeto de Saúde Bucal, foram ministrados para mais de 180 mil crianças e adolescentes. O Sistema tem uma grande capilaridade porque está presente, por meio dos sindicatos rurais, nos 853 municípios mineiros.
Na avaliação da gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Liziana Rodrigues, “o encontro com a coordenadora da SEE foi muito positivo e sinérgico. Temos um objetivo comum: a melhoria da qualidade de ensino nas comunidades rurais e um melhor entendimento sobre a sustentabilidade e sobre a produção de alimentos”.
Liziana destaca que o Senar possui diversas ações e oportunidades para que os jovens tenham um futuro promissor. “Por isso, temos boas expectativas de que poderemos trabalhar em conjunto com a Secretaria de Educação para continuar transformando vidas e criando oportunidades de trabalho e de futuro para os jovens do campo”.
Avaliação
A representante da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Andrea Botelho de Abreu, avaliou positivamente o encontro. Ela explica que teve a oportunidade de conhecer todas as ações desenvolvidas e identificar a interface com a SEE.
“Nosso objetivo é a formação do estudante no âmbito cognitivo, mas também precisamos desenvolvê-lo para o mercado de trabalho. O Senar Minas possui programas que dialogam desde a educação infantil ao ensino médio, perpassando pela educação profissional, formação integral e que também fortalecem o agronegócio, assim como as formações que temos na rede de cursos técnicos destinados ao trabalhador rural e à valorização desses saberes”.
Andrea assinalou a função dos processos formativos na vida dos estudantes, como os desenvolvidos pelo Senar Minas. “É necessário despertar nesses jovens, por meio da escola, o desejo pela construção de um projeto de vida que dialogue com a necessidade da sociedade, mas também represente os sonhos de cada um. O Senar Minas oferece programas que estão de acordo com as premissas da Secretaria de Educação, como escola família agrícola, valorização da mulher, da família e do produtor rural. Vocês têm um rol que fortalece a sociedade. Então, para mim, foi extremamente gratificante estar aqui hoje”, finalizou a coordenadora.