Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Homenagem ao Sistema FAEMG

RECONHECIMENTO
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
15/03/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos foi homenageado pelos serviços prestados aos produtores rurais pela Rede Leste de Banco de Alimentos (RELBA), durante a reunião itinerante do programa em Bugre, na última sexta-feira (11). O gerente regional, Luiz Ronílson Paiva, representou o Sistema.

O presidente da RELBA, João Paulo, e o gerente regional do Sistema FAEMG, Luiz Ronílson

Também estiveram presentes representantes de 45 cidades que fazem parte da RELBA, que visa a promover o trabalho do Banco de Alimentos e as ações de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no Leste de Minas. “O Banco de Alimentos é uma política pública que devemos sempre apoiar. Representar o Sistema FAEMG, que recebe essa homenagem, é muito gratificante para todos que fazem parte desta instituição. Quero parabenizar a todos que fazem parte da RELBA pelo trabalho significativo e por ser a maior rede de alimentos do país, com distribuição semanal de 250 toneladas de alimentos”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG.

Participaram também autoridades, pessoas ligadas à agricultura, conselhos e entidades, entre elas, a secretária de Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini.

Ana Maria Valentini e o gerente regional do Sistema FAEMG

 

Capacitação melhora qualidade

O evento marcou também a despedida de João Paulo Paiva Ramos da presidência da RELBA. Ele presidiu a instituição desde a sua fundação, em 2014. “A parceria com o Sistema FAEMG é muito importante para a RELBA, seja no desenvolvimento da agricultura ou na capacitação de mão de obra. Isso tem impactado diretamente no banco de alimentos porque, capacitando o produtor, ele envia alimentos de melhor qualidade. Isso abre portas porque os produtos entregues ao banco atraem o interesse das pessoas”.

A RELBA surgiu em 2014 e faz parte da Rede Brasileira dos Bancos de Alimentos, dentro das Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Federal. Formada por 45 bancos de alimentos municipais, a RELBA possibilita que o alimento excedente no banco de alimentos de um município da rede possa ser levado para outro e, assim, ser doado às instituições, de maneira que todos os municípios que fazem parte da RELBA sejam atendidos, não havendo desperdício de alimento.

“A RELBA é um trabalho voltado para uma produção sustentável, evitando desperdício na lavoura, no transporte e no consumo. O objetivo é arrecadar, distribuir e, principalmente, fazer um trabalho de educação com o setor produtivo para que mais alimentos cheguem à mesa das instituições”, declarou o vice-presidente da RELBA, Ivan Fialho.