Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


INAES comemora 18 anos em prol do campo mineiro

INOVAÇÃO NO CAMPO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
28/11/2025 . SISTEMA FAEMG, INAES
Há 18 anos levando inovação e desenvolvimento para o agro

O Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES) comemora 18 anos com uma trajetória marcada por projetos transformadores, expansão institucional e fortalecimento das bases do agro mineiro. Criado em 28 de novembro de 2007 para impulsionar a inovação e integrar ações estratégicas do Sistema Faemg Senar, o Instituto se consolidou como referência em inovação, sustentabilidade e integração sindical.

Ao longo de quase duas décadas, o INAES ampliou seu papel como elo entre produtores rurais, setor público, empresas e centros de inovação, sempre focado em desenvolver soluções práticas para os desafios do campo. O Instituto tornou-se responsável por programas que unem sustentabilidade, eficiência, governança e fortalecimento institucional, contribuindo para um agro mineiro mais competitivo e moderno.

“O INAES nasceu com a missão de ser um instituto forte, inovador e parceiro dos nossos sindicatos. Temos projetos importantes em andamento e vamos continuar crescendo com o apoio de todos. Que possamos divulgar esse trabalho, atrair mais parceiros e levar nossos resultados cada vez mais longe”, destaca o presidente do Instituto, Renato Laguardia.

Para o gerente executivo, Bruno Rocha de Melo, ao completar 18 anos o INAES celebra não apenas sua história, mas a consolidação de um modelo de atuação baseado em inovação, sustentabilidade e parceria com quem está na linha de frente da produção rural. “Os sindicatos são parte essencial na construção da história do INAES e queremos estar cada vez mais juntos a eles, criando um ambiente de desenvolvimento integrado, aumentando cada vez mais nossa base de produtores associados”, ressalta.

Destaques

Entre as iniciativas mais expressivas está o Agro + Verde, realizado em parceria com a Cargill, que já promoveu a recuperação de mais de 2 mil hectares de áreas degradadas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. No Norte de Minas, avança o projeto de implantação de 2.900 hectares de cacau, apostando na diversificação produtiva e na recomposição ambiental.

Outro destaque é o Programa de Compras Coletivas, que fortalece a atuação dos sindicatos ao permitir aos produtores rurais acesso a insumos diversos com melhores preços. A ação já movimentou mais de R$ 2 milhões e gerou economia média de 11%, ampliando o poder de negociação e a eficiência das propriedades.

Com o Programa Produtor Responsável, está em desenvolvimento uma plataforma digital de conformidade e gestão de risco, incluindo o uso de sensoriamento remoto para monitoramento de reservas legais.

A modernização da instituição também está em curso e envolve o mapeamento do ecossistema de inovação. O processo inclui um robusto movimento de reposicionamento institucional, com escuta ativa de lideranças do agro e especialistas, o que redundará em um novo Planejamento Estratégico, a ser apresentado no início do ano de 2026.

De acordo com o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, o Instituto é um dos principais instrumentos de fortalecimento da instituição. “Temos o potencial de ensinar, qualificar e treinar os nossos produtores, e o Instituto é o agente que potencializará nossas ações”, conclui.