Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Nova diretoria da Faemg toma posse em BH

POSSE
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
05/11/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Cerimônia marca o início do quadriênio 2026–2029 e celebra avanços dos últimos anos

Foi empossada, nesta quarta-feira (5/11), em Belo Horizonte, a nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), eleita para o quadriênio 2026–2029. O atual presidente, Antônio de Salvo, foi reconduzido ao cargo.

A nova gestão dá continuidade ao trabalho iniciado em 2021, com a chapa Inova Faemg, agora consolidada sob o nome Nova Faemg, simbolizando a maturidade institucional e a confiança conquistada junto ao setor.

“Concluímos um ciclo com o dever cumprido e a convicção de que estamos no caminho certo. Assumo este novo mandato com entusiasmo e o mesmo compromisso, responsabilidade e paixão pela pecuária e pela agropecuária mineira e brasileira que sempre me guiaram”, destacou De Salvo em seu discurso de posse.

O evento reuniu autoridades, lideranças do agro e representantes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de todas as regiões do Estado. O presidente da CNA, João Martins, destacou a importância da união do setor. “Vivemos um momento decisivo para o agro brasileiro. É hora de fortalecer a representatividade, com diálogo e coragem para tomar decisões que assegurem o desenvolvimento e a dignidade de quem produz”.

Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, presidente da CNA, João Martins, presidente Antônio de Salvo, deputado federal Pedro Lupion e o deputado estadual Gustavo Santana

Em participação virtual, o governador Romeu Zema parabenizou a nova diretoria. “Quero agradecer ao Sistema Faemg pela parceria e pelos resultados alcançados. Minas ainda tem muito a conquistar, e, juntos, Governo e Sistema Faemg Senar, vamos continuar levando o nome do agro mineiro para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

Votação expressiva

A eleição foi considerada histórica: 331 sindicatos rurais participaram da votação realizada em setembro, representando 95% das entidades aptas. A chapa única Nova Faemg recebeu 98% dos votos válidos. “Isso mostra que o Sistema Faemg Senar está no caminho certo”, avaliou o presidente.

Avanços e conquistas

De Salvo fez um balanço dos avanços do último mandato (2021–2025), marcado pela interiorização das ações, pelo fortalecimento institucional e pelo diálogo com o poder público e o setor produtivo.

Entre as conquistas, destacou a dispensa do licenciamento ambiental para a pecuária extensiva em áreas de até mil hectares e a regulamentação da Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável, iniciativas que reduziram a burocracia e trouxeram mais segurança jurídica ao produtor. Movimentos emblemáticos, como o Minas Grita pelo Leite, e programas como Faemg Senar em Campo, Agro em Ação e Redescobrir, foram citados como marcos da gestão.

Desenvolvimento

Entre os destaques, De Salvo ressaltou o fortalecimento das Comissões Técnicas e do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além da reestruturação do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES), que atua com foco em inovação e soluções para o produtor rural.

Ele lembrou também o avanço nas ações de formação profissional rural, promoção social, educação formal e saúde itinerante, esta última realizada em parceria com o Hospital de Amor, que leva prevenção e bem-estar ao homem e à mulher do campo.

Reconhecimento e futuro

Durante a solenidade, o presidente prestou homenagens aos ex-presidentes da Faemg, com destaque para Roberto Simões, e agradeceu aos vice-presidentes executivos Renato Laguardia e Ebinho Bernardes, além do assessor Toninho de Pompéu.

Ao projetar os próximos quatro anos, De Salvo reafirmou o compromisso de elevar o patamar de representatividade política da agropecuária mineira e aprofundar o diálogo com a sociedade.

“Vivemos um novo momento. Temos o desafio de desmitificar o setor e mostrar que o agro é geração de riqueza, sustentabilidade e oportunidade. Minas é hoje o maior exportador do país em vários segmentos, e o agro já supera a mineração em participação nas exportações do Estado.”

Encerrando o discurso, o presidente reforçou o propósito que norteia sua gestão. “Nosso compromisso é com o produtor rural mineiro. Vamos seguir trabalhando com responsabilidade e entusiasmo, para que o Sistema Faemg Senar continue sendo instrumento de desenvolvimento, conhecimento e dignidade para quem vive e produz em Minas Gerais. Viva a agropecuária mineira!”

 

COMPOSIÇÃO DIRETORIA FAEMG

 

PRESIDENTE: Antônio de Salvo

 

VICE-PRESIDENTES:

André Nunes - Carlos Chagas

Arnaldo Bottrel - Varginha

Astério Itabayana - Januária

Constantino Neto - Abaeté - 2º vice-presidente de Finanças

Ebinho Bernardes – 1º vice-presidente secretário

Elder Maia dos Reis - Passos

Ernane Alves Ribeiro - Rubim

José Alfredo Quintão Furtado - Rio Pomba

José Éder - Pitangui

Frank Barroso - Sabinópolis

Olivier Campos - Lima Duarte

Osny Zago - Sacramento

Patrick Brauner - Bom Despacho - 2º vice-presidente secretário

Renata Guimarães Teixeira Borges - Lagoa Grande

Renato Laguardia – 1º vice-presidente de Finanças

Rodolfo Molinari da Costa - São Gotardo

Rodrigo Viana Lorentz - Teófilo Otoni

Thiago Soares Fonseca - Uberlândia

Vinícius José Rios Rodrigues - Uberaba

 

SUPLENTES DA DIRETORIA

José Eustáquio Vilaça de Oliveira - Carmo do Cajuru

Antônio Jerfesson - Jacinto

Cleides Queiroz de Melo Júnior - Patos de Minas

Edberto José Zanon Rezende - Governador Valadares

Alexandre Aguiar Rocha - Montes Claros

Marcos Antônio Salvador de Barros - Santa Rita do Sapucaí

Emeson Ramalho dos Santos - Padre Paraíso

Hemerson Bovi - Monte Carmelo

Luiz Eduardo Pereira de Castro - Três Corações

José Dirino Arruda - Martinho Campos

Júlio Maria Hybner Guimarães - Lajinha

Luiz Eduardo Brant de Carvalho Neto - Prata

Altomirando Viegas - Muriaé

José Eduardo Nunes de Souza - Alterosa

Márcio Eugênio Leite de Castro - Oliveira

Henrique Rezende Pacheco - Boa Esperança

Felipe Alves da Silva - São João de Manhuaçu

Ricardo Rodrigues de Almeida - Unaí

Rodrigo Nogueira Ferreira - Sete Lagoas

Wandir Monteiro Silveira - Arinos

 

CONSELHO FISCAL - TITULARES

Leodito Faria - Urucuia

Domingos Frederico - Juiz de Fora

Marion Gomes - Mar de Espanha

 

CONSELHO FISCAL - SUPLENTES

Carlos Eugênio Lana - Conselheiro Lafaiete

Rosivane de Andrade - Passa Tempo

Antonio Teodoro Dutra - Manhuaçu

 

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS