Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Novo grupo de ATeG Café+Forte em Manhumirim

CAFEICULTURA
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
18/05/2022 . SINDICATOS, SENAR

Cafeicultor desde 2002, Fernando Nascimento é um dos 30 produtores que fazem parte do novo grupo do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte aberto em Manhumirim, em parceria com o Sindicato Rural do município. As visitas do técnico de campo Claudimar Alcântara começaram este mês.

Para Fernando, os quatro anos farão a diferença no presente e no futuro do negócio, principalmente pelo incentivo à administração da propriedade. “O ATeG nos trará conhecimento e vivências diferentes das que aprendemos com os nossos pais e avós. A cultura do café é tradicional na região e temos hábitos e vícios antigos que podemos superar com a ajuda do programa”.

A atenção à sucessão familiar também é um ponto que despertou o interesse do cafeicultor pelo ATeG. Ele contou que pretende usar os ensinamentos do programa para preparar um caminho sólido para filhos, que ainda são pequenos. “Temos que entender o nosso trabalho como uma empresa rural e cuidar para que seja lucrativa e interessante para eles. A didática do ATeG Café+Forte, o material de apoio com anotações e planilhas vai facilitar o conhecimento e a compreensão da atividade no presente e no futuro”, comentou.

O gerente do Sistema FAEMG em Viçosa, Marcos Reis, esteve com o grupo na reunião de apresentação do ATeG e destacou o interesse e comprometimento demostrado pelos produtores como elementos importantes para o sucesso do programa. “A região é grande produtora de café, e acreditamos que o ATeG fará a diferença na qualidade dos grãos e na lucratividade desses produtores”.

Rudson fala aos produtores na reunião de sensibilização do grupo

O vice-presidente e mobilizador do Sindicato do Produtores Rurais de Manhumirim, Rudson Curcio, destacou que os programas especiais e os cursos oferecidos pelo Sistema FAEMG no município tem trazido desenvolvimento econômico. “É uma satisfação para nós poder continuar fortalecendo o agronegócio na região, dessa vez com o ATeG. A assistência técnica e gerencial é uma demanda dos produtores, eles se apaixonaram pelo projeto e estão entusiasmados. Certamente teremos excelentes resultados”.