Mais de 400 crianças e adolescentes de oito escolas em três municípios foram atendidos pelo Programa Especial Higiene Pessoal, do Sistema FAEMG. O objetivo é levar às crianças e aos adolescentes conhecimento sobre higiene do corpo, higiene íntima, uso e descartes de absorventes, uso do banheiro e prevenção de contaminações. O programa fechou a sua edição com o total de dez eventos em escolas municipais e estaduais nas cidades de Novorizonte, Curral de Dentro e Santa Cruz de Salinas.
“A parceria com o Sistema FAEMG contribui de forma significativa no contexto educacional e de saúde, promoção social e formação profissional. O programa foi conduzido dentro de uma linguagem que atende as crianças e os adolescentes, que nem sempre recebem orientações adequadas sobre o assunto”, destacou o secretário de Educação em Curral de Dentro, Rafael Batista Madureira.
Representando as escolas atendidas pelo programa, a diretora da Escola Municipal José Alves de Oliveira, de Santa Cruz de Salinas, Rosângela Aparecida Oliveira Carvalho, disse que o projeto é muito bem-vindo e pertinente para as escolas. “A partir de agora, todos serão multiplicadores das orientações recebidas”.
Participação e dinâmica
A instrutora Kely Batista Lima contou que as crianças e os adolescentes se sentiram à vontade para fazer perguntas e interagir com a “máquina superpoderosa”. O equipamento consiste em uma “caixa preta” com luz fluorescente que verifica a limpeza das mãos. “Os participantes colocam as mãos dentro da máquina e conseguem ver as sujeiras que estavam invisíveis. Então, explico sobre a importância de lavar as mãos e partimos para a técnica simples de higienização das mãos”.
Os participantes receberam um kit do Sistema FAEMG com fio dental, creme dental, escova de dente, sabonete, pente de cabelo, cortador de unha, condicionador, shampoo e cotonete. O mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Salinas, Artur Ferreira Rocha, contou sobre a emoção de ser recebido pelas crianças. “Elas agradeciam todo o tempo! A maioria disse que precisava de algum item do kit. Espero que possamos levar para mais e mais escolas”.