O Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Santo de Minas promoveu, durante a campanha Abril Verde, o curso de Prevenção de Acidentes e Noções Básicas de Primeiros Socorros, direcionado a tratoristas. O Abril Verde tem como objetivo a segurança e a saúde do trabalhador brasileiro com a meta de reduzir os acidentes e suas consequências na saúde dos funcionários.
O curso do Sistema FAEMG, ministrado pela enfermeira Cinthia Assunção, foi realizado na fazenda São Luís e reuniu 10 trabalhadores rurais. A prevenção a acidentes de trabalho e domésticos foram destacados, bem como a segurança no ambiente de trabalho. O grupo participou de aulas teóricas e práticas. Os alunos destacaram o quanto as informações recebidas são importantes para o dia a dia.
“A participação dos trabalhadores foi surpreendente, eles chegaram desconfiados, pois nunca haviam feito curso na área da saúde. Mas a participação me surpreendeu. Notei que estavam só esperando uma oportunidade para serem ouvidos e aprender mais sobre o assunto”, disse Cinthia. Veja no vídeo um pouco sobre o curso:
Para as mobilizadoras do Sindicato Rural, Rosiane Cristina Silveira e Janaína Almeida Fernandes, “trabalhar é muito bom, mas com segurança é bem melhor”. Segundo elas, 20 pessoas já foram capacitadas, mas a meta do Sindicato é treinar uma boa parte dos trabalhadores e produtores rurais ao longo do ano.
“Receber os conhecimentos de prevenção é muito importante e percebemos o quanto os participantes gostaram e aprenderam”, disse Rosiane. “Hoje estamos no Abril Verde destinado à segurança, mas queremos que seja verde o ano todo”, ressaltou Janaína.
Os participantes demonstraram muita gratidão pela oportunidade e ressaltaram que todos os trabalhadores deveriam ser capacitados na área da saúde, já que muitas vezes estão em locais distantes, no campo, e, em caso de acidentes, se precisarem de ajuda, terão dificuldades. Na visão deles, quanto mais trabalhadores da fazenda tiverem essa capacitação, mais a equipe se sentirá segura.
“Muitas coisas ignoramos por preconceito, e o curso foi muito importante para aprendermos o que é necessário no nosso dia a dia no trabalho, para a prevenção de acidentes. Para tudo existe uma técnica, até mesmo para colocar uma luva”, disse Paulo Augusto da Silva, um dos participantes.