Mais de 32 toneladas de caroço de algodão foram entregues (3/12), a 20 pecuaristas de Paula Cândido. A aquisição coletiva gerou uma economia de 20% no valor de cada saco do insumo. Esta é a terceira compra realizada no município por meio do programa Compras Estratégicas, do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES), articulado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paula Cândido. A primeira entrega aconteceu em outubro e a segunda no último sábado (30/11), com 37 toneladas de farelo de soja entregues a 21 produtores.
Acesso
Além da economia gerada, essa compra também viabilizou o acesso ao insumo, que é muito importante à atividade leiteira, mas que não é encontrado na cidade, porque ainda é pouco conhecido e utilizado entre os produtores de leite da região. “O caroço de algodão tem uma grande vantagem por ser rico em fibra. Nutricionalmente, ele pode substituir parcialmente a ração, com menor custo e melhorando a produção de leite”, explicou o veterinário e analista regional em Viçosa, Jeferson Bello.
Igor Teixeira comprou cinco sacas e vai ofertar o insumo aos animais pela primeira vez. “ Sou iniciante em compras coletivas, e o preço mais acessível foi a principal motivação para me juntar ao grupo”, afirmou.
Também motivado pela economia e pela facilidade de pagamento, Claudinei Queiroz conta que a desconfiança inicial foi superada, ficando apenas a satisfação “Participei da primeira compra e vi que o programa é seguro e vantajoso porque a diferença nos custos é grande”, garantiu.
Já o produtor Guilherme Duarte, que também é administrador, aponta que a iniciativa é uma grande oportunidade para o crescimento de todos e um incentivo ao cooperativismo. “Organizar esse movimento é um mérito do Sindicato Rural de Paula Cândido e do Sistema Faemg Senar, e mostra que os produtores não precisam ser competidores e sim aliados uns dos outros”, disse.
Avanços e transformações coletivas
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paula Cândido afirma que “os produtores estão cada vez mais confiantes e interessados nas compras coletivas”. A agente de desenvolvimento rural da entidade, Vivian Silva, reforça que todos os envolvidos ganham com a iniciativa. “A economia dos produtores é muito grande, e essa é a nossa principal conquista. Eles abraçaram a novidade e estão vendo, na prática, a importância do Sindicato dos Produtores Rurais”, comentou.
O CEO da Bioma Investimentos, empresa parceira do INAES no programa, Vinícius Gomides, acompanhou a entrega e disse que o projeto é um passo importante e consistente “para tornar a pecuária mineira mais competitiva e fazer o produtor ter mais renda no seu esforço diário”