Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Posse da nova diretoria da ABCZ

SOLENIDADE
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
06/02/2023 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

O Sistema Faemg Senar marcou presença na cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na noite de sábado (04/02), no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O presidente Antônio Pitangui de Salvo e o vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, estiveram no evento realizado na sede da maior entidade da pecuária zebuína do mundo, e que contou com a presença de várias lideranças, incluindo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Presidente Antônio de Salvo integrou a mesa de autoridades na cerimônia de posse da nova diretoria da ABCZ – Foto: André Santos/ABCZ

“Entre os patrimônios da ABCZ, o de maior valor são as pessoas: nossa equipe e todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a pecuária nacional. Reconhecemos a missão que os nossos associados têm de promover a segurança alimentar no Brasil e no mundo, com carne e leite de qualidade. Os números mostram que, dos 224 milhões de bovinos do Brasil, mais de 80% têm sangue Zebu”, disse o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, que assumiu a gestão para o triênio 2023/2025.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou que a diretoria é bem capacitada, formada por muitos técnicos e pessoas experientes. “Certamente, esta diretoria vai continuar fazendo um bom trabalho, não só de melhoramento genético, por meio do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, mas também representando a pecuária de corte e de leite mineira e brasileira. O Sistema Faemg Senar está muito alinhado com esta gestão para que a gente possa trabalhar juntos, discutindo os pleitos necessários da pecuária no Brasil diante do novo governo”, ressaltou.

O vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, enfatizou que o Sistema Faemg Senar estará presente para colaborar, cada vez mais, com o desenvolvimento da pecuária mineira. “Estaremos cada vez mais próximos da ABCZ para fazer parcerias e ajudar no melhoramento genético das raças zebuínas”, completou.

Gabriel Garcia Cid é o novo presidente da ABCZ - Foto: André Santos/ABCZ

O ministro da Agricultura reforçou a parceria entre o governo federal e as entidades que promovem a agropecuária, como a ABCZ. “Fiz questão de estar aqui, em Uberaba, com todo o staff das secretarias do Ministério da Agricultura e Pecuária. Vamos e queremos construir pontes para o futuro. Vamos trabalhar junto a todos aqueles que querem a continuidade das políticas públicas que favorecem uma pecuária produtiva e sustentável”, destacou Carlos Fávaro.

A cerimônia também contou com as presenças do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, do secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, entre outras autoridades.

Encontro com lideranças

Também em Uberaba, o presidente do Sistema Faemg Senar participou de um encontro com lideranças do setor, com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acompanhado de sua equipe de secretários. Antônio de Salvo reafirmou com o ministro “a necessidade de diálogo e segurança, em todos os sentidos da palavra, para que possamos continuar produzindo”.

Antônio de Salvo durante sua participação no Encontro com Lideranças, realizado em Uberaba - Foto: André Santos/ABCZ

Na oportunidade, o ministro afirmou que “o objetivo é construir pontes, olhar para o agronegócio do futuro e fazer políticas públicas que venham fortalecer esse setor que é o maior propulsor da economia brasileira. Todos aqueles – homens e mulheres, entidades de classe e associações – que queiram o melhor para o agro terão as portas abertas para que, juntos, façamos do Brasil, cada vez mais, esse grande celeiro do mundo”.

O encontro, realizado na manhã de sábado (04/02) na sede da ABCZ, contou com a presença de mais de 50 lideranças do agronegócio e de entidades da pecuária.