O Sistema Faemg Senar marcou presença na cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na noite de sábado (04/02), no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O presidente Antônio Pitangui de Salvo e o vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, estiveram no evento realizado na sede da maior entidade da pecuária zebuína do mundo, e que contou com a presença de várias lideranças, incluindo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
“Entre os patrimônios da ABCZ, o de maior valor são as pessoas: nossa equipe e todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com a pecuária nacional. Reconhecemos a missão que os nossos associados têm de promover a segurança alimentar no Brasil e no mundo, com carne e leite de qualidade. Os números mostram que, dos 224 milhões de bovinos do Brasil, mais de 80% têm sangue Zebu”, disse o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, que assumiu a gestão para o triênio 2023/2025.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou que a diretoria é bem capacitada, formada por muitos técnicos e pessoas experientes. “Certamente, esta diretoria vai continuar fazendo um bom trabalho, não só de melhoramento genético, por meio do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, mas também representando a pecuária de corte e de leite mineira e brasileira. O Sistema Faemg Senar está muito alinhado com esta gestão para que a gente possa trabalhar juntos, discutindo os pleitos necessários da pecuária no Brasil diante do novo governo”, ressaltou.
O vice-presidente de Secretaria, Ebinho Bernardes, enfatizou que o Sistema Faemg Senar estará presente para colaborar, cada vez mais, com o desenvolvimento da pecuária mineira. “Estaremos cada vez mais próximos da ABCZ para fazer parcerias e ajudar no melhoramento genético das raças zebuínas”, completou.
O ministro da Agricultura reforçou a parceria entre o governo federal e as entidades que promovem a agropecuária, como a ABCZ. “Fiz questão de estar aqui, em Uberaba, com todo o staff das secretarias do Ministério da Agricultura e Pecuária. Vamos e queremos construir pontes para o futuro. Vamos trabalhar junto a todos aqueles que querem a continuidade das políticas públicas que favorecem uma pecuária produtiva e sustentável”, destacou Carlos Fávaro.
A cerimônia também contou com as presenças do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, do secretário de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, entre outras autoridades.
Encontro com lideranças
Também em Uberaba, o presidente do Sistema Faemg Senar participou de um encontro com lideranças do setor, com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acompanhado de sua equipe de secretários. Antônio de Salvo reafirmou com o ministro “a necessidade de diálogo e segurança, em todos os sentidos da palavra, para que possamos continuar produzindo”.
Na oportunidade, o ministro afirmou que “o objetivo é construir pontes, olhar para o agronegócio do futuro e fazer políticas públicas que venham fortalecer esse setor que é o maior propulsor da economia brasileira. Todos aqueles – homens e mulheres, entidades de classe e associações – que queiram o melhor para o agro terão as portas abertas para que, juntos, façamos do Brasil, cada vez mais, esse grande celeiro do mundo”.
O encontro, realizado na manhã de sábado (04/02) na sede da ABCZ, contou com a presença de mais de 50 lideranças do agronegócio e de entidades da pecuária.