Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Nova diretoria da Asrom toma posse

SOLENIDADE
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
03/02/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sistema Faemg Senar marcou presença na solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Sindicatos Ruralistas do Oeste Mineiro (Asrom), nessa sexta-feira (2/2), no Parque de Exposições de Pitangui. O presidente Antônio de Salvo, o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, e o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., integraram a mesa de autoridades, ao lado de lideranças políticas e do agronegócio.

Confira aqui as fotos do evento. 

Autoridades, lideranças políticas e do agronegócio

“A Asrom é uma associação muito forte e contribui para manter aceso o convívio dos sindicatos, por meio de reuniões mensais. Esses encontros são fundamentais para que se entendam as demandas da região e para que elas cheguem de uma maneira mais firme até a Faemg e a gente possa trabalhar para atender os pleitos dos produtores rurais e continuar avançando. Os sindicatos já possuem uma ponte direta com a gente, mas as reuniões da Asrom proporcionam mais diálogo e incentivam ações para a melhoria do Sistema como um todo”, destacou Antônio de Salvo.

A nova diretoria, presidida por José Éder Leite, atual presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pitangui, assume o mandato para o biênio 2024/2025. A instituição, formada por 49 sindicatos associados, com representação territorial que abrange mais de 100 municípios do Centro-Oeste e Alto São Francisco, seguirá com sua missão de exercer a defesa e a representatividade dos produtores rurais da região.

“O objetivo da Asrom é reunir as forças do campo, unir os sindicatos e levar as demandas até a Faemg, que é a nossa entidade maior. Estamos cada vez mais empenhados em fortalecer essa união, buscando resultados melhores para os produtores rurais. Assumimos este mandato com o intuito de agregar mais presidentes ao nosso grupo. Hoje temos sindicatos que não são muito participativos, por isso vamos visitar todos eles e trazê-los para junto da Asrom”, disse José Eder.

Diretoria da Faemg e lideranças políticas prestigiam a solenidade

História

Ao longo de seus 47 anos de fundação, passaram pela Asrom 13 presidentes, sendo o último Patrick Brauner, de Bom Despacho, que atuou durante o biênio 2022/2023. Ele destacou como um dos grandes marcos da sua gestão a criação de um canal de comunicação direta com o coronel Wemerson, comandante da 7ª Regional da Polícia Militar de Minas Gerais, com foco na operação “Segurança no Campo” e contra invasões de terras.

“A nossa gestão foi marcada por dois pontos muito importantes: o primeiro foi a nossa atuação política, durante as eleições declaramos apoio aos candidatos que ajudam o produtor rural. O segundo foi a segurança no campo, principalmente contra invasões de propriedades rurais e contando com total apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil”, explicou Patrick.

Prestigiaram a solenidade o assessor da presidência, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu), e o superintendente de Relacionamento, Francisco Simões. 

Campo Seguro

A solenidade contou, também, com o lançamento da operação Campo Seguro, da 7ª Regional da Polícia Militar de Minas Gerais, que faz parte do Cinturão Rural, cujo objetivo é ampliar as ações de segurança para as comunidades rurais da região. A iniciativa é uma parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pitangui.

“A Polícia Militar no Centro-Oeste mineiro tem uma parceria muito forte com os sindicatos rurais. E essa aproximação nos levou a criar, juntamente com outros órgãos e entidades, uma estratégia de emprego das nossas patrulhas rurais que denominamos Cinturão Rural. E hoje, nessa data tão importante, fortalecemos essa parceria com o lançamento da operação Campo Seguro com a finalidade de coibir ainda mais furtos de gado, furtos de maquinários, de implementos agrícolas entre outros”, concluiu coronel Wemerson.

Lançamento da operação Campo Seguro

 

Diretoria 2024/2025

 

Presidente

José Éder Leite – Pitangui

 

1º vice-presidente

Arnaldo Anselmo de Matos – Dores do Indaiá

 

2º vice-presidente

José Eustáquio Vilaça de Oliveira – Carmo do Cajuru

 

1º tesoureiro

Carlos Henrique Rezende Lacerda – Lagoa da Prata

 

2º tesoureiro

Constantino Dias Neto – Abaeté

 

1º secretário

Edélcio José Cançado Ferreira – Moema

 

2º secretário

José Dirino Arruda – Martinho Campos

 

Suplentes da Diretoria

Bernardo Teixeira Marques – Brumadinho

Deiler Antunes Silva – Itaúna

Danilo Toledo Vilela Junior – Perdões

Valmir Alves Rodrigues – Formiga

 

Conselho Fiscal – Efetivo

Patrick Bauner Resende Silva – Bom Despacho

Paulo Henrique de Souza Lino – Pompéu

Benício Bernardino de Sena - Candeias

 

Conselho Fiscal - Suplente

Evilásio Baia Costa – Luz

Teodomiro Ferreira da Silva – Pompéu

Pedro Paulo Vieira Lopes – Iguatama