Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Programa aproxima jovens de seus sonhos

JOVEM NO CAMPO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
23/08/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Victor Hugo Carvalho, de 17 anos, é um dos 43 jovens que iniciaram o Programa Jovem no Campo, com foco na cafeicultura, em Manhumirim. O estudante do 3º ano do ensino médio é deficiente auditivo e faz leitura labial. Ao longo do programa, ele terá auxílio de uma intérprete de libras. “O Sistema Faemg Senar foi o primeiro a me dar oportunidade de crescer profissionalmente. Estou muito interessado e satisfeito”.

O programa é desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim, um município onde a cadeia produtiva do café se destaca. Sabendo disso, Victor Hugo já faz planos para o futuro. “Tenho vontade de trabalhar na área, pois minha cidade é rica em café e tem uma renda muito grande que parte dele”, comentou.

A mãe do estudante, Andréia Carvalho, agradeceu a iniciativa do Sindicato e o esforço para recebê-lo na turma. “Meu filho ficou sabendo do programa na escola e quis participar. Fiquei muito orgulhosa dele e agradecida pela inclusão. Sempre o apoiei nos estudos e estou feliz pela porta que o Sistema Faemg Senar abriu para ele”.

Mais perto dos sonhos

Já a estudante Rayca Cardoso Torquato, de 17 anos, acredita que capacitação vai aproximá-la do sonho de fazer faculdade de agronomia. “Sempre me interessei pela cafeicultura. Espero aprender muito e me encantar ainda mais pela agronomia”.

Também aluno da turma, Samuel Portugal é filho de produtor rural e afirmou que, com o treinamento, vai levar mais conhecimento para a família. “Quero trabalhar junto com o meu pai e, no futuro, ter o meu próprio empreendimento”.  

Preparação para mercado de trabalho

Os treinamentos do programa ocorreram em módulos: Empreendedorismo, Poda e Adubação manual do Café, Produção de Mudas, Manejo integrado de pragas e doenças e Classificação e Degustação de Café. Os encontros vão até dezembro.

O instrutor Walisson Mardem Macedo, que ministrou o primeiro módulo, explicou que o objetivo foi gerar a inspiração necessária para seguir em frente. “Trabalhamos relacionamento interpessoal e autoconhecimento e apontamos competências necessárias para o trabalho. As turmas foram excelentes, bastante participativas e empenhadas”.

Ele afirmou que este programa se torna ainda especial pela oportunidade de inclusão oferecida ao aluno Victor Hugo. “Para nós, instrutores, é motivo de orgulho contribuir para que o conhecimento do Sistema Faemg Senar chegue a todos que precisam. Certamente teremos a oportunidade de aprender muito sobre inclusão e acessibilidade”.

O vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim e agente de desenvolvimento rural (ADR) da entidade, Rudson Curcio, destacou que o Jovem no Campo já fez a diferença na vida de muitos participantes. “No ano passado, formamos 29 jovens e este ano demos essa grande possibilidade para que mais pessoas possam se inserir no mercado de trabalho e fortalecer a sucessão familiar por meio do aperfeiçoamento técnico”.

Parcerias

Todos os participantes do Jovem no Campo são alunos da Escola Estadual Alfredo Lima e têm entre 15 e 19 anos. O programa tem o apoio da Prefeitura de Manhumirim, Emater, Cresol, Banco do Brasil e Olam Food Ingredients (Ofi).